Categories: Uncategorized

De olho na sua operadora

Se você tem problemas com sua operadora de telefonia (e quem não tem?), vale lembrar que nesta terça-feira 10/03 entram em vigor as novas normas da Anatel sobre o atendimento. O Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor determina novos procedimentos para registrar queixas, e até para cancelar serviços, sem ter que sofrer com a burocracia dos call-centers atuais.

Com todas as suas falhas, é preciso reconhecer que desta vez a Anatel está agindo certo. No entanto, nenhuma das novas regras irá funcionar se o próprio usuário não fizer a sua parte, questionando e cobrando. Para isso, aliás, vale usar todas as ferramentas possíveis, não apenas a própria central de reclamações da Anatel, mas serviços como Procon, Reclame Aqui e as redes sociais.

Em resumo, estes são os principais itens do Regulamento:

*O site da operadora deve ter um espaço apropriado para o assinante acessar todos os dados do seu contrato; ali também deve constar uma ferramenta que permita cancelar um serviço por conta própria, sem ter que falar com um atendente.

*O site precisa incluir tabelas comparativas com os serviços de outras operadoras e como são cobrados;

*Todas as chamadas do usuário à operadora (e vice-versa) têm de ser gravadas, obrigatoriamente, inclusive aquelas – às vezes irritantes – em que a empresa liga oferecendo novos serviços.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O problema é que as operadoras ignoram as determinações da ANATEL e fica tudo por isso mesmo...

    Ao menos até agora,todas as determinações que melhorariam a vida do em nada a melhoraram nesse quesito...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago