Se você tem problemas com sua operadora de telefonia (e quem não tem?), vale lembrar que nesta terça-feira 10/03 entram em vigor as novas normas da Anatel sobre o atendimento. O Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor determina novos procedimentos para registrar queixas, e até para cancelar serviços, sem ter que sofrer com a burocracia dos call-centers atuais.
Com todas as suas falhas, é preciso reconhecer que desta vez a Anatel está agindo certo. No entanto, nenhuma das novas regras irá funcionar se o próprio usuário não fizer a sua parte, questionando e cobrando. Para isso, aliás, vale usar todas as ferramentas possíveis, não apenas a própria central de reclamações da Anatel, mas serviços como Procon, Reclame Aqui e as redes sociais.
Em resumo, estes são os principais itens do Regulamento:
*O site da operadora deve ter um espaço apropriado para o assinante acessar todos os dados do seu contrato; ali também deve constar uma ferramenta que permita cancelar um serviço por conta própria, sem ter que falar com um atendente.
*O site precisa incluir tabelas comparativas com os serviços de outras operadoras e como são cobrados;
*Todas as chamadas do usuário à operadora (e vice-versa) têm de ser gravadas, obrigatoriamente, inclusive aquelas – às vezes irritantes – em que a empresa liga oferecendo novos serviços.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
O problema é que as operadoras ignoram as determinações da ANATEL e fica tudo por isso mesmo...
Ao menos até agora,todas as determinações que melhorariam a vida do em nada a melhoraram nesse quesito...