Não era exagero. Cooper (foto caminhava pela 6a Avenida, em Nova York, rumo a uma entrevista coletiva onde apresentaria o DynaTac 8000X, que pesava quase 800 gramas. Sua maior dificuldade era falar e segurar o aparelho (com as duas mãos) ao mesmo tempo. Decidiu testar a novidade ali, pela enésima vez, em meio ao trânsito e aos prédios que, alguns temiam, bloqueariam o sinal.
Essa saga está contada em detalhes em meu livro “Os Visionários – Homens que Mudaram o Mundo através daTecnologia“, lançado em 2011. Cooper, naturalmente, foi um desses homens. Faz parte de uma galeria que inclui Steve Jobs, Bill Gates, Jeff Bezos, Akio Morita e vários outros. Parte da história é ilustrada em vídeos do YouTube, como este.
Em seu livro “Os Inovadores“, que saiu em 2014, o jornalista americano Walter Isacsson – biógrafo de Steve Jobs, Albert Einstein e Benjamin Franklin – lembra que inovações tecnológicas nunca são obra de uma pessoa só. Ao contrário, dependem decisivamente da colaboração, do trabalho em equipe e da troca (às vezes virtual) de informações. Isacsson não cita Cooper em seu livro, mais focado na evolução dos computadores – a meu ver uma grande injustiça, considerando que o celular se transformou num “computador de bolso”; mas essa é outra discussão.
Ao contrário de outros visionários, Cooper não faz propaganda de si próprio. Aos 86 anos, mantém um blog modesto e de vez em quando dá entrevistas sobre tecnologia e telecomunicações em geral. Admite que o apoio da cúpula da Motorola e o trabalho de dezenas de técnicos foram essenciais para o seu sucesso. Sem eles, não teríamos hoje os smartphones, cuja conta mais recente, publicada no site do jornal El País, já passa de 2,6 bilhões de terminais.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…