Categories: Uncategorized

Chineses, indo e voltando

Enquanto a Lenovo – maior fabricante de computadores do mundo – corta custos no Brasil, a TCL – maior no setor de displays – busca expandir investimentos no país. São os grandes grupos chineses se tecnologia se movimentando.

Ainda não é oficial, mas a Lenovo deverá em breve desativar a fabricação de TVs com a marca CCE, da qual assumiu o controle em 2009. A empresa demitiu quase 2.500 funcionários em Manaus no ano passado, e agora está remanejando também a produção de PCs para Itu (SP) – detalhes aqui.

Como se sabe, os chineses jamais dão pistas do que pretendem fazer. Mas, pelo menos, o presidente do grupo TCL, Li Dong Sheng, abriu parte do jogo, na semana passada, em entrevista à agência Reuters. O TCL é dono de marcas como RCA, Alcatel e Thomson, além de fornecer displays até para a Samsung. Mr. Sheng disse que espera até o ano que vem construir fábricas no Brasil e na Índia, países onde as taxas de importação atingem números estratosféricos.

Com o mercado desaquecido como está, seria um investimento muito bem-vindo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago