Na semana passada, o site 9t05Google descobriu com fontes da própria empresa (para quem não se lembra, o YouTube pertence à Google): foi apenas uma forma, digamos, ousada de chamar atenção para a melhor qualidade dos conteúdos exibidos pelo site, que cada vez mais se parece com um canal de televisão. O melhor desses vídeos chama-se Ghost Towns (foto). Foi gravado em 4K (3.840 x 2.160), manipulado com efeitos de computador e levado ao ar com upscaling para o que seria 8K.
Digo “seria” porque também não existem – a não ser em algumas emissoras de grande porte – displays capazes de reproduzir 8K. Os mais avançados atualmente são os 4K com acesso à internet via HDMI 2.0a e com decodificação HEVC 60P; ou os monitores Retina 5K, da Apple. Ainda assim, é complicado enxergar diferenças. Há necessidade de uma conexão de banda larga robusta, em torno de 100 Megabits por segundo! Caso contrário, o que se vê na tela, como lembrou um repórter do site, é algo parecido com um slideshow…
Para os curiosos, o site informa ainda que parte das imagens de Ghost Towns (clique aqui para ver um trailer) foram captadas com câmeras da marca RED, mod. Epic Dragon, que registra até 6K (7.680 x 2.160). E trabalhadas com o software After Effects, da Adobe.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…