Categories: Uncategorized

Comunicação no táxi, uma nova mídia

Enquanto no Brasil os políticos fazem demagogia proibindo o Uber, em outras partes do mundo já estamos num outro patamar dessa evolução irreversível. Essa empresa – que tem sede nos EUA – acaba de lançar em Nova York uma revista… isso mesmo, impressa. Taxistas deixam os exemplares à disposição dos clientes, que podem levá-la para casa ao final do trajeto. Uma espécie de “revista de bordo”.

E qual é a novidade? Trata-se de uma das empresas mas inovadoras do mundo financiando uma publicação, digamos, tradicional. A revista trata de eventos que acontecem pela cidade, funcionando como guia cultural e de serviços. Foi lançada a propósito de um evento de moda e está recheada de anúncios relacionados ao tema. Sim, eles poderiam oferecer o mesmo tipo de conteúdo pelo celular; supostamente, todo usuário do Uber possui celular, certo? Mas optaram por uma revista. Vejam aqui os detalhes.

É o que alguns especialistas estão chamando smart marketing, a capacidade de combinar as duas linguagens (impressa e digital) para atingir o público da forma mais conveniente. Poucos têm dúvidas de que é esse o caminho para a sobrevivência dos produtores de conteúdo.

E, apenas para atualizar o comentário, a Folha de São Paulo, neste domingo, traz interessante reportagem sobre taxistas da capital paulista que decidiram enfrentar a concorrência do Uber com criatividade e melhores serviços. Leiam aqui. Ótimo assim. Nada como uma boa concorrência.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

4 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago