queenCerca de 1.000 assinantes da NET puderam assistir, na semana passada, à primeira transmissão de um evento ao vivo em resolução 4K com áudio Dolby Atmos. A iniciativa, mais uma vez, partiu da Globosat, que adquiriu equipamentos 4K para a Copa do Mundo e desde então vem fazendo experiências nessa linha.

No caso do Rock in Rio, a transmissão exigiu um megaesforço. Um estúdio de mixagem com Dolby Atmos foi montado para receber, via rede de fibra óptica, o sinal enviado pelas equipes na Cidade do Rock. A ideia era levar os sinais de áudio e vídeo até a central da Globosat, na Barra da Tijuca, de onde foram transmitidos para alguns assinantes pré-selecionados. Além da parte técnica, foi necessário negociar com cada um dos artistas; entre os que concordaram em ter suas imagens registradas em 4K, Queen, Metallica e Paralamas.

Técnicos da Globosat e da Dolby acompanharam a transmissão utilizando um equipamento doméstico, com home theater 5.1 mais 4 caixas acústicas de teto, como se recomenda numa configuração Dolby Atmos. Carlos Watanabe, diretor da Dolby na América Latina, garante que foi a primeira experiência do gênero no mundo. O site Tela Viva dá mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *