Categories: Uncategorized

Tela grande não funciona no Japão

Brasileiros e americanos podem adorar TVs de tela grande, como mostram as estatísticas de vendas. Mas, no país que até pouco tempo atrás produzia os melhores TVs do mundo, esses gigantes não dão muito ibope. Na verdade, o que falta é espaço. Quem afirma é a empresa de pesquisas IHS, após analisar o comportamento dos consumidores japoneses. “Eles já teriam condições de fabricar TVs 8K, mas a maioria das famílias não demonstra interesse”, disse Abhi Mallick, pesquisador da empresa, ao site da BBC. “Para a maioria, com suas casas minúsculas, 50 polegadas está bom demais, e quando se fala em 4K se pensa em 65″, no mínimo”, acrescenta ele.

Curioso é que a análise veio a propósito do lançamento comercial do primeiro TV com resolução 8K, o modelo Sharp LV-85001, de 85″, que já pode ser adquirido no Japão pelo equivalente a 133 mil dólares. São 16 vezes mais pixels do que um Full-HD: 7.680 x 4.160. Para se ter uma ideia, o feliz comprador precisará de uma super estrutura em casa: quatro cabos HDMI conectados em separado a um decoder externo, já que o próprio tuner do TV não comporta tamanha quantidade de dados. Cada quadro de imagem corresponde a uma foto de 33,2 megapixels! Vejam este quadro comparativo:

Conteúdo desse padrão talvez esteja disponível no Japão na Olimpíada de 2016, quando a emissora estatal NHK pretende aperfeiçoar a tecnologia que usou na Copa de 2014, transmitida experimentalmente em 8K. “Mesmo assim, ninguém tem esperança de vender grandes quantidades desses TVs”, diz Mallick, lembrando, no entanto, que os novos ricos chineses adoram telas grandes para impressionar os amigos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago