Categories: Uncategorized

Estamos nos tornando obsoletos?

Chamo a atenção dos leitores para este artigo, que trata de um tema polêmico já abordado neste blog: a questão da obsolescência programada dos aparelhos eletrônicos. Basicamente, seria um grande “complô” entre os fabricantes para lançarem produtos de vida útil curta, de tal modo que o consumidor sinta frequentemente o impulso de trocá-los. Sabe-se que essa prática não se restringe aos eletrônicos, e existe certa lógica no raciocínio, por mais que pareça cruel. Mas o articulista vai mais fundo na análise.

Talvez por influência do pessoal da informática, fanático por atualizações, o consumidor em geral acaba se tornando obcecado por novos modelos de celular, tablet, TV e por aí vai. Produtos que antes consumiam uma década em pesquisa e desenvolvimento, hoje são descontinuados apenas um ano e meio depois de chegarem ao mercado. E quem não tem o modelo mais recente arrisca-se a ser chamado de “cidadão obsoleto”, ou algo do gênero.

De quem é a culpa?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Veja o caso dos smartphones da Samsung,Galaxy S6 que não permitem a troca da bateria(inclusive impedem a retirada da mesma caso se precise ficar totalmente off-line).Esses aparelhos terão a vida útil máxima ligada diretamente à vida útil da bateria e olha que são aparelhos caros.Vou manter meu S5 mesmo,por enquanto...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago