Categories: Uncategorized

Taxi sem motorista está chegando

Em tempos de Uber, com toda a polêmica que esse serviço já está causando mundo afora, a GM anunciou nos EUA uma experiência audaciosa. Vai financiar uma rede de taxis sem motorista na cidade de Austin, Texas. A gigante dos automóveis já colocou US$ 500 milhões no serviço Lyft, concorrente do Uber, mas no Salão do Automóvel de Detroit informou que a ideia é montar uma “rede controlada” de carros comandados a distância e que atinjam velocidade máxima de 30km/hora. Os veículos serão versões mais avançadas de modelos como Volt e Chevy, com eletrônica totalmente digital. “Se a pessoa estiver cadastrada no Lyft, o carro irá reconhecê-la antes mesmo de abrir a porta”, promete o presidente do serviço, John Zimmer, entrevistado pelo New York Times. “O carro já chega no endereço do solicitante com tudo ajustado, inclusive suas músicas preferidas para ouvir no caminho até o destino”.

Austin foi escolhida para esse projeto-piloto porque já é uma das cidades tecnologicamente mais desenvolvidas do mundo. Ali já estão instaladas empresas de primeira linha no setor, como Dell, Astrotech, Sonic Healthcare, Visa, Crytech, 3M, AMD, Qualcomm etc. Quase todo mundo que reside ou trabalha em Austin sabe (tem certeza) de que o futuro dos transportes passa por serviços de inteligência, com redes compartilhadas na linha do Uber e do Lyft. Dificilmente haverá na cidade algum protesto de taxistas contra a ideia.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago