Categories: Uncategorized

Skype, fora dos TVs smart

skypeskype

 

 

Quem tem um TV com acesso à internet já deve ter notado a chamada: a partir de junho, não será mais possível fazer ligações de vídeo via Skype usando esses TVs. É uma decisão muito discutível da Microsoft, que em 2011 comprou a empresa fundada em 2003 pelo sueco Niklas Zennström e pelo dinamarquês Janus Friis. Um ano antes, o serviço – primeiro a desafiar o domínio das operadoras telefônicas – estava sendo usado por mais de 600 milhões de pessoas mundo afora.

Na época, a compra – estimada em US$ 8,5 bilhões – foi tida como “uma loucura” do ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que três anos depois perdeu o cargo. Hoje, com dezenas de concorrentes (como Hangouts, FaceTime, Messenger, Viber, GoToMeeting e Uberconference, entre outros – veja aqui), o Skype não tem o mesmo apelo. Ainda assim, é muito útil a quem, por exemplo, tem parentes vivendo longe de casa e quer mantê-los em contato com a família toda. Foi, aliás, o que motivou todos os fabricantes a integrar o aplicativo em seus TVs smart.

Em comunicado divulgado na semana passada, a Microsoft anunciou que irá interromper o suporte ao Skype via TV, “convidando” os usuários residenciais a partir para a integração com serviços como Office e OneDrive. Quer dizer que não haverá mais atualizações e o aplicativo começará a travar; já para usuários corporativos, o Skype for Business seria aprimorado. Ou seja, a MS aposta que as pessoas estarão dispostas a pagar pelo uso de vídeo e que mais empresas se interessarão em adotar vídeo como ferramenta comercial.

Segundo o site especializado TechHive, a Microsoft tem pesquisas informando que a maioria das pessoas não quer se comunicar via tela grande para preservar a confidencialidade de seus contatos; tablet, notebook e principalmente smartphone seriam os meios preferenciais para isso. Vamos ver agora o que os fabricantes de TVs colocarão no lugar do Skype.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Eu sempre achei estranho essa historia de fazer chamada Skype atraves do televisor... Privacidade zero. Fora que a camera existente no aparelho acaba sendo mais um furo de seguranca, ja que ela pode acabar sendo controlada por alguem atraves da internet...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

5 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

6 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago