Categories: Uncategorized

Rio 2016: aquecimento tecnológico

Pelo menos no campo da tecnologia, a Olimpíada no Brasil promete boas novidades. Estamos produzindo material sobre o tema para as revistas HOME THEATER & CASA DIGITAL e BUSINESS TECH, e já se percebe que teremos um show talvez até melhor do que na Copa do Mundo.

Pra variar, quem lidera as iniciativas é a Globo, e em todas as plataformas: TV aberta, TV paga (via Globosat), internet, dispositivos móveis e o que mais houver em mídia. Só para se ter ideia, o SporTV terá nada menos do que 20 canais no ar, transmitindo praticamente todas as modalidades, não apenas as competições, mas bastidores, entrevistas etc. Além disso, terá 36 sinais diferentes rodando na internet, com conteúdos ao vivo!

Os Jogos Olímpicos serão também o primeiro grande teste da plataforma Globo Play, lançada pela emissora no ano passado, que dá acesso online a grande parte da programação da rede aberta. Agora, será criado o canal “Play nos Jogos” (OK, o nome não é lá muito original…), gratuito e com 24 horas de conteúdos sobre o evento. Serão conteúdos complementares aos da TV aberta, certamente aproveitando a enorme quantidade de material que a equipe da Globo – mais de 1.000 profissionais – estarão produzindo.

Segundo a emissora, algumas competições só poderão ser assistidas nas plataformas digitais, o que é natural, considerando que serão 42 modalidades, incluindo as estreantes (golfe e rugby, por exemplo). Como, quando e onde se consegue ver tudo? Mesmo os 20 canais do SporTV talvez não sejam suficientes. No canal “Play nos Jogos”, o usuário terá também acesso a um serviço de busca por atleta, país ou modalidade, para rever o que não conseguiu assistir.

Sem falar que, como já foi feito na Copa, a Globo trabalhará em cooperação com a NHK, do Japão, para fazer transmissões em resolução 8K das cerimônias de abertura e encerramento. Vamos acompanhar de perto esse trabalho para informar aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago