Categories: Uncategorized

Tomadas, uma questão internacional

Interessante artigo publicado esta semana pelo site da BBC Brasil, tratando de um tema que gerou intensa polêmica no país: a mudança dos plugues elétricos. Não chega a ser um alívio, mas o texto informa que estamos longe de um consenso internacional a respeito: são tantos os padrões adotados (como, aliás, sabe qualquer turista) que o caso brasileiro é regra, não exceção.

Sim, se o Brasil quis reinventar a roda criando um plugue elétrico “exclusivo”, o mesmo fizeram países como Israel, Austrália e Suíça, entre outros. O formato brasileiro só foi seguido pela África do Sul. E sabe-se lá por que Jordânia e Ruanda resolveram adotar o formato suíço, que não é utilizado em nenhum outro país europeu. Já a Argentina foi a única nas Américas que partiu para o formato australiano, também usado na Nova Zelândia.

Ao todo, existem 14 padrões de plugue elétrico, sem contar que certos conectores USB também se prestam a ligação de energia. Este, aliás, pode vir a ser um padrão comum no futuro, diz Gabriela Ehrlich, porta-voz da IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional). Isso, se a entidade conseguir cumprir uma de suas missões: convencer os governos dos países a facilitar a vida do distinto público e implantar um formato só, e pronto. Tarefa de que a IEC não foi capaz em 110 anos (foi fundada em 1906).

O texto, com as fotos dos 14 padrões, pode ser lido aqui. Vale a pena saber, antes de continuar xingando nosso maldito plugue.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro Orlando, fui para a Tailândia e lá inventaram uma tomada nova também. Porém me disseram que todas as construções novas usam o padrão antigo, que é bem parecido com a nossa antiga e ainda tem o terceiro pino, terra, o que a torna praticamente "universal". As lojas só vendem deste modelo também, ou seja, não colou... Bom porque pude ligar meus dispositivos com a tomada "Lula" e os com tomadas americanas.

    Abs

    Julio

  • Julio, o maior, pior e gigantesco erro da nova tomada brasileira foi o fato dela ter sido IMPOSTA À FORÇA, na marra, a todos os brasileiros, pelos "Senhores da Razão" (ou, pelo menos, que se acham os unicos com razao), e que ainda por cima proibiram a venda de adaptadores melhores e que atenderiam melhor aos consumidores (exemplo, adaptadores de um plug de 3 pinos para uma tomada na parede que so tem 2 pinos).

    Senhores da Razao sao sempre um problema em qualquer sociedade, e só conseguem impor suas ideias nefastas quando falta Democracia Plena...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago