Categories: Uncategorized

Semp Toshiba dá lugar à Semp TCL

Terminou em agosto uma das mais longas parcerias entre empresas de países diferentes na indústria eletrônica: a brasileira Semp e a japonesa Toshiba se separaram, após esta decidir que não pretende mais investir no segmento de TVs (continua sendo gigante em outros setores). Não foi uma surpresa para a Semp, indústria familiar fundada em 1942 e que havia se unido aos japoneses em 1977. Logo em seguida, anunciou seu novo parceiro: o grupo chinês TCL, também gigante na produção de painéis de TV.

Estivemos na semana passada na sede da empresa, em Cajamar (SP), para entre outras coisas conhecer os primeiros produtos resultantes desse acordo. A partir de agora, o consumidor irá encontrar TVs de três marcas pertencentes ao grupo: Semp, TCL e Toshiba (a Semp manteve o direito de uso da marca no país). Alguns modelos já estão nas lojas, e no começo de 2017 chegam outros mais avançados.

Há alguns anos o TCL estudava sua entrada no mercado brasileiro, onde já atua com aparelhos de ar condicionado e celulares. Trata-se do maior fabricante de displays da China, e terceiro do mundo, com a vantagem de produzir seus próprios painéis. O TCL é dono de marcas como Alcatel e Thomson, e na China é forte em eletrodomésticos, um de seus objetivos também para o Brasil. “A parceria com a Semp será estratégica para a expansão dos nossos negócios no Brasil, e até para entrada de outras marcas chinesas no país”, diz o vice-presidente Farris Xie.

Já para a Semp, que viveu tempos difíceis de reestruturação nos últimos anos, era fundamental aproveitar a oportunidade de se unir a um grupo sólido e com tecnologia própria. “Estamos muito otimistas”, diz Ricardo Freitas, CEO da nova joint-venture. “Começando pelo setor de TVs, pretendemos crescer muito com as três marcas, para no futuro pensar nos outros segmentos”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago