Provavelmente ainda demora para chegar aqui, mas nos EUA estão caminhando as negociações para mudar uma das regras mais sagradas da indústria do entretenimento. Executivos da Warner e da Universal conversam com redes de exibidores para diminuir a chamada “janela”, tempo em que um filme permanece sendo mostrado apenas nos cinemas, antes de ser lançado em vídeo. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a queda irreversível nas vendas de DVDs – que até alguns anos atrás representavam a maior receita para os estúdios – é que está provocando a mudança. E a renda com downloads e streaming está longe de compensar essas perdas.
A ideia seria oferecer ao consumidor de filmes mais opções para decidir como quer assisti-los. Atualmente, durante três meses (em média) um sucesso de Hollywood só pode ser visto nos cinemas das grandes cidades; esse prazo já chegou a ser de seis meses! As maiores redes exibidoras naturalmente resistem. Cinemark e Regal, cada uma com mais de 4 mil salas nos EUA (a primeira é líder também no Brasil), já boicotaram a Paramount por ter lançado filmes em vídeo com apenas dois meses de janela.
Mas, como lembra o site Digital Trends, a realidade tende a se impor. Cada vez mais gente prefere ver seus filmes na tela pequena, e não na grande.
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