Categories: Uncategorized

“Janela” dos filmes pode ser reduzida

Provavelmente ainda demora para chegar aqui, mas nos EUA estão caminhando as negociações para mudar uma das regras mais sagradas da indústria do entretenimento. Executivos da Warner e da Universal conversam com redes de exibidores para diminuir a chamada “janela”, tempo em que um filme permanece sendo mostrado apenas nos cinemas, antes de ser lançado em vídeo. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a queda irreversível nas vendas de DVDs – que até alguns anos atrás representavam a maior receita para os estúdios – é que está provocando a mudança. E a renda com downloads e streaming está longe de compensar essas perdas.

A ideia seria oferecer ao consumidor de filmes mais opções para decidir como quer assisti-los. Atualmente, durante três meses (em média) um sucesso de Hollywood só pode ser visto nos cinemas das grandes cidades; esse prazo já chegou a ser de seis meses! As maiores redes exibidoras naturalmente resistem. Cinemark e Regal, cada uma com mais de 4 mil salas nos EUA (a primeira é líder também no Brasil), já boicotaram a Paramount por ter lançado filmes em vídeo com apenas dois meses de janela.

Mas, como lembra o site Digital Trends, a realidade tende a se impor. Cada vez mais gente prefere ver seus filmes na tela pequena, e não na grande.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago