Categories: Uncategorized

Fox vs Sky: como fica a TV por assinatura?

Em comunicado à imprensa, a Fox Networks – dona de alguns dos canais mais assistidos da TV paga – anunciou nesta terça-feira que a partir de fevereiro não estará mais na grade da Sky. O motivo, como sempre, é a renegociação dos valores pagos pela operadora para oferecer a seus assinantes os seis canais do grupo: Fox, Fox Life, Fox Sports, NatGeo, FX e Baby TV.

Não é a primeira vez que a Fox faz esse tipo de anúncio. No ano passado, informou que sairia da Oi TV – e voltou depois de uma semana. Também é agressiva nas negociações com as operadoras pequenas e médias, algumas delas representadas pela Associação NeoTV, como mostrou na época o site Converge.com. No novo comunicado, a Fox deixa em aberto a possibilidade de continuar na Sky, o que parece mais provável – a separação não interessa a ninguém.

Nos bastidores do mercado, a Fox é conhecida por fazer esse tipo de ameaça em público. Parece deselegante, até porque as negociações estão em andamento, e certamente serve como pressão sobre a outra parte, pois acaba influenciando a decisão de muitos possíveis assinantes. No entanto, com a concentração do setor em três grupos econômicos (Claro/NET, Vivo/Telefônica e Sky/DirecTV), vai ficando cada vez mais complicado para as programadoras internacionais imporem suas condições de contrato, como acontecia anos atrás. O colega André Mermelstein, do Tela Viva, tem mais detalhes a respeito.

Considerando a situação atual do mercado de TV paga (queda de mais de 300 mil assinaturas em 2016), principalmente no segmento DTH, dificilmente a Sky irá aceitar. Foi a operadora que perdeu mais clientes no ano (vejam aqui). Vamos aguardar.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago