Categories: Uncategorized

A morte do Windows Vista

Com vídeo de esclarecimento, nota de pesar e tudo mais, foi declarada oficialmente nesta terça-feira a extinção do Windows Vista, um dos produtos mais badalados (na época do lançamento) e talvez o mais criticado de todos os tempos. A Microsoft anunciou o fim das atualizações e do suporte ao sistema operacional, após dez anos de incríveis idas e vindas. Aqui, o comunicado oficial, no site internacional da empresa.

Na verdade, a Microsoft deixou de sequer mencionar o Vista em seus boletins, blogs, sites etc. a partir de 2012, quando foi lançado o Windows 8. O Vista já era então o sistema mais mal avaliado pelos especialistas, que apontavam problemas básicos em sua concepção: excesso de demanda sobre o processador, o que resultava em irritante lentidão; interfaces gráficas difíceis de acompanhar (pelo menos para o usuário médio, não o nerd); incompatibilidade com os padrões DRM, hoje obrigatórios na internet. Muitos consumidores que eram fãs da Microsoft jamais perdoaram a empresa por abandonar o consagrado XP, até hoje a versão mais popular do Windows.

Em seu livro Os Visionários, no capítulo sobre Bill Gates, conto parte da história da criação do Windows, ideia que acabou sendo a maior responsável pelo êxito da Microsoft. Antes das “janelas”, só se trabalhava com textos sobre a tela escura. Steve Jobs chegou a acusar Gates de lhe ter roubado o conceito visual, mas o fato é que a MS impôs o Windows ao mercado, e… bem, o resto todo mundo sabe.

Enfim, o passamento do Vista nem será notado, já que – segundo o site ZD Net – apenas 0,7% dos computadores atuais ainda mantêm o jurássico sistema. O site, aliás, fez o réquiem ao produto, com uma galeria de fotos que pode até ser engraçada aos olhos de hoje. É, na verdade, uma sucessão de problemas que estressou muita gente ao longo desses dez anos.

Reproduzo ao lado uma das imagens, que sintetiza a própria história do Vista. Foi, provavelmente, aquela que mais se repetiu nas telas dos usuários até hoje. Que descanse em paz!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago