Categories: Uncategorized

4K chega ao espaço sideral

Um dos eventos mais incríveis do ano vai acontecer no próximo dia 26, a partir das 13h30 (horário de Brasilia): a primeira transmissão sideral em 4K. Os mais velhos devem se lembrar de quando o astronauta Neil Armstrong pisou na superfície da Lua, em 1969, imagens transmitidas ao vivo pela televisão em preto e branco (para quem nunca viu, aqui está). Já vimos, mais recentemente, cenas captadas a bordo de naves a quilômetros de distância da Terra, inclusive em Full-HD (exemplo aqui). Agora, a Nasa se associa à Amazon Web Services para esse streaming inédito em UHD, a partir da ISS (International Space Station), plataforma alimentada por energia solar que está navegando há anos no espaço sideral.

No dia 26, a ISS (foto) estará a cerca de 400km de distância e as imagens captadas por suas câmeras chegarão à sede da Nasa, em Houston, daí seguindo, via internet, para quem quiser ver. Com um TV 4K, e boa conexão de banda larga, será possível admirar tudo com mais detalhes. E em Las Vegas, onde estará acontecendo a tradicional convenção da NAB, feira que reúne fabricantes, emissoras e produtoras, executivos da indústria estarão conversando ao vivo com a comandante da ISS, Peggy Whitson. Aqui, mais detalhes sobre esse projeto da Nasa.

Quem quiser acompanhar a transmissão ao vivo deve preparar seu equipamento e acessar, no dia 26, este endereço:

 https://live.awsevents.com/nasa4k 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago