Categories: Uncategorized

TV de 100 polegadas, visto de perto

Esta semana, a Sony apresentou em São Paulo sua nova linha de TVs, com destaque para o gigante da foto. São 102kg, com tela de 100 polegadas, que mede mais de 2m de largura. Um brinquedinho de R$ 349 mil reais, que a empresa define como “o melhor TV já produzido”. 

Além do tremendo impacto visual de um TV desse porte e das especificações técnicas de primeira linha (vejam aqui), chama a atenção o nível de contraste do modelo XBR-Z9D, raro em aparelhos com painel LCD. A explicação, segundo Walter Sinohara, gerente de produto da Sony, está na maior quantidade de leds do novo backlight. Há praticamente um elemento luminoso para cada 10 mil pixels, com blocos de diodos comandados por um processador extremamente rápido atuando como uma espécie de dimmer. Nos backlights comuns, os leds se acendem ou apagam totalmente; aqui, a intensidade luminosa varia em cada bloco de leds conforme a cena. Vale lembrar que são mais de 8 milhões de pixels, na resolução UHD (3.840 x 2.160 pixels).

Neste artigo, uma explicação mais detalhada sobre essa questão dos backlights.

Estamos aguardando a confirmação para fazer o teste do TV Sony Z9D (há uma versão de 75″, já encontrada em algumas – poucas – lojas). Mas a primeira impressão foi excelente.

Neste vídeo, mostramos o aparelho bem de perto e por vários ângulos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago