Categories: Uncategorized

O som que vem da própria tela

Neste fim de semana, a Sony iniciou no Brasil a pré-venda de seu TV OLED de 65″ (mod. XBR-65A1E). O preço sugerido (R$ 22.999) é cerca de 20% mais alto que o equivalente da LG (mod. 65E7P). Vimos a apresentação oficial do aparelho, em junho (confiram neste vídeo), e deu pra perceber que se trata de um produto especial. Não tanto pela imagem, que é similar ao da concorrente (aliás, o painel da Sony é fornecido pela LG), mas por um original recurso sonoro, chamado Acoustic Surface.

Em vez dos alto-falantes tradicionais, que vêm montados nas laterais ou embaixo da tela, nesse TV os drivers estão embutidos na parte traseira; um falante maior, para graves, se apoia no painel, em forma de cavalete. Os falantes vibram, dando a sensação de que os sons saem da própria tela. Curioso é que a própria LG demonstrou algo parecido na última CES, com o nome Crystal Sound (vejam neste vídeo), mas por enquanto não trouxe ao Brasil.

Outro detalhe do TV Sony é o sistema operacional Android, com navegação diferente dos LG (WebOS) e Samsung (Tizen). Ainda não recebemos o aparelho para teste, mas o excelente site americano Rtings.com fez uma avaliação detalhada, que pode ser conferida aqui

Vale a pena lembrar que Philips e Panasonic também lançaram TVs OLED em alguns países e, no Brasil, a LG já anuncia uma linha nova (detalhes aqui).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago