Categories: Uncategorized

Lojas online: quem ganha e quem perde

Nos últimos dias, caíram na Bolsa as ações do Magazine Luiza e da B2W (Submarino e Americanas.com), simplesmente com a notícia de que a Amazon iria iniciar suas operações no segmento de eletrônicos. A gigantesca marca americana já está no Brasil desde 2012, mas até agora vendia apenas livros. Como comentamos recentemente aqui, decidiu investir pesado no mercado brasileiro.

O market place da Amazon entrou no ar nesta quarta-feira 18, provavelmente com centenas de milhares de cliques. Nessa modalidade de loja virtual, o dono do site oferece sua plataforma para que varejistas de pequeno e médio porte – e também fabricantes, com suas lojas próprias – vendam produtos ao consumidor. É o modelo de sucesso do Luiza, por exemplo, aprimorado com ferramentas de big data, cada vez mais sofisticadas. Outros nomes fortes no segmento: Netshoes, Via Varejo e Dafiti.

Só que, nesse quesito, ninguém bate a Amazon, primeira loja virtual do planeta, criada em 1996, ainda antes da explosão da internet. Não sei se é motivo para tantos temores, mas fato é que o chamado “mercado” entendeu a novidade como ameaça aos sites brasileiros, daí a queda nas cotações (em parte revertida já nesta 4a). Além de todo o seu aparato tecnológico, a Amazon tem dois trunfos com os quais é difícil competir: cobra menos de seus parceiros, que assim podem praticar preços mais baixos ou, se preferirem, aumentar suas margens; e garante a entrega (ou reembolso do valor pago), mediante um rigoroso sistema de avaliação e pontuação dos vendedores.

Como disse um especialista, a Amazon é como “um urso entrando na sua casa: ele vai escolher onde quer sentar, e você que trate de se adaptar ao visitante”. Vamos acompanhar os próximos passos. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

7 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

4 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago