Categories: Uncategorized

TVs agora atenderão comandos de voz

Um colega americano, no site Twice, teve a grande sacada: “Os fabricantes de eletrônicos estão ouvindo vozes”. Sim, vozes de revendedores e integradores pedindo produtos compatíveis com os chamados assistentes de voz: Alexa (da Amazon), o mais usado até agora; Assistant (Google) ou Siri (Apple). Pelo visto, ninguém escapa. O que se viu na CES de Las Vegas esta semana confirma que os PAs (Personal Assistants), como chamam os americanos, estão tomando de assalto o mercado de tecnologia.

Há cerca de um ano, comentamos aqui sobre a disputa entre Google e Amazon nesse campo. Ao longo do ano, a Amazon consolidou sua liderança, mas a Google não se conteve, dando início a uma estratégia agressiva no último trimestre. A presença da empresa na CES, com estande e tudo, foi o sinal mais eloqüente de que a briga é pra valer. Curiosamente, a Apple – primeira a lançar um assistente de voz, o hoje desprezado Siri – ficou para trás nessa corrida. 

Agora, temos pelo menos mais três concorrentes bem dotados para brincar nessa praia. Em Las Vegas, a Samsung estreou sua plataforma Bixby, apresentada como capaz de conectar qualquer produto da marca, dos TVs aos eletrodomésticos. Chegou também o ThinQ, da LG, com mais ou menos o mesmo conceito. E a Microsoft tenta entrar no segmento com o Cortana, em meio a uma avalanche de críticas a sua performance. 

Para quem ainda não sabe o que faz exatamente um assistente de voz, talvez seja uma boa assistir a este interessante vídeo promocional da Google. Ali estão a maior parte dos recursos do Assistant, e que podem se encontrados nas demais plataformas. Trata-se de simplificar uma série de atividades diária e acabar (será muita pretensão?) com os eternos problemas de incompatibilidade e os erros de configuração e acionamento que travam os aparelhos definidos como smart.

Não será surpresa se outros assistentes de voz surgirem nos próximos meses, mas por enquanto a tendência os fabricantes de equipamentos se ajustarem aos gigantes já estabelecidos. Na CES, empresas como Philips e Sony demonstraram TVs integrados ao Google Assistant, enquanto a LG, por exemplo, anunciou que suas próximas linhas virão com Alexa. Alguns fabricantes preferirão até oferecer ambos, deixando a escolha para o consumidor.

Já deu pra perceber que teremos muita novidade em assistentes pessoais daqui por diante. Vejam a reportagem de nosso Julio Cohen, direto dos corredores da CES, e aguardem os lançamentos para o mercado brasileiro, que estaremos acompanhando aqui. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

4 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 dia ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago