Em meio a tantas inovações tecnológicas, às vezes é bom dar uma respirada. Que tal esta notícia? As vendas de fitas cassete de áudio – isso mesmo, como essas que você vê na foto – subiram 35% nos EUA em 2017. Foram mais de 174 mil delas, o que não acontecia desde o longínquo 2012, diz uma pesquisa da Nielsen sobre o mercado musical.
Querem mais? As vendas de LPs continuam subindo desde 2005 e hoje representam 14% de todas as gravações comercializadas em mídia física. E, se você não sabia, CDs e DVDs de shows e concertos continuam indo bem, obrigado.
O pessoal da Nielsen, ouvido pelo site Digital Trends, explica que milhões de jovens estão sendo atraídos a buscar gravações antigas (leia-se: anos 80 e 90) devido ao sucesso de séries como Stranger Things e filmes como Guardiães da Galáxia, cujas trilhas sonoras foram lançadas em fita cassete e vinil. Será só isso? No caso das fitas, até pode ser. Mas o vinil voltou à moda há uns 15 anos, ou seja, já deixou de ser “moda”.
Não, os serviços de streaming não vão acabar. iTunes, Spotify e similares são hoje a maior fonte de receita das gravadoras, e não há sinal de que isso vá mudar tão cedo. Mas sempre haverá lugar para a nostalgia.
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…