Categories: Uncategorized

Sony chama o homem do dinheiro

 

Kenichiro Yoshida (foto), hoje responsável pelas finanças da Sony Corporation, assume em abril o posto de CEO, substituindo Kazuo Hirai, que sai depois de seis anos. Embora Hirai vá ocupar um cargo teoricamente mais alto (chairman, algo como presidente do Conselho de Administração), a troca indica uma mudança de rota na empresa-símbolo da tecnologia japonesa. Yoshida é tido como principal artífice da recuperação econômica do grupo, que na última sexta-feira apresentou seu melhor balanço dos últimos anos: lucro operacional de US$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre de 2017, um enorme salto sobre os US$ 180 milhões de um ano atrás.

No anúncio oficial, sobraram elogios de parte a parte, e Hirai, executivo com postura de superstar, bem diferente do estilo tradicional nipônico, “cai pra cima”, como se diz no idioma corporativo. Foi ele quem construiu a marca PlayStation, hoje a mais rentável do grupo, e colocou ordem na operação de cinema (Sony Pictures), hoje também lucrativa. Também vendeu a divisão de computadores Vaio e as fábricas de TVs, focando na produção de sensores de imagem (para câmeras e projetores).

Analistas de mercado em Tóquio comentam que Yoshida, um ano mais velho que Hirai, é totalmente focado nos números. Começou em 2012 um processo de enxugamento que ainda não está concluído, dizem. A partir de abril, saberemos se é só isso mesmo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

7 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

4 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago