Categories: Uncategorized

Oscar em todas as telas

Neste domingo à noite, milhões de pessoas estarão sintonizadas na TV para assistir a mais uma festa do Oscar. Continua sendo o programa de maior audiência no planeta; a estimativa para a transmissão de domingo gira em torno de 1,2 bilhão de telespectadores. E, no entanto, como lembra o site americano Twice, talvez o grande vencedor da noite não seja nenhum filme ou estrela de Hollywood. O título pode ficar com… isso mesmo: a tecnologia de streaming.

Uma empresa de pesquisas chamada Adtaxi ouviu cerca de 1.000 pessoas nos EUA (onde mais poderia ser?) sobre como pretendem assistir à festa. Resultado: 59% deles disseram que, além de uma tela grande de TV, irão acompanhar as premiações num dispositivo móvel; e 77% usarão as redes sociais para se comunicar com amigos durante a entrega dos troféus e até antes, nos já tradicionais desfiles de astros pelo tapete vermelho. No total, espera-se que a audiência do Oscar via mídias “alternativas” aumente 28% sobre o ano passado.

Pode parecer banal, mas os números mostram – se é que isso ainda era necessário – o impacto do chamado OTT (over-the-top) sobre os hábitos dos consumidores. O programa mais assistido da televisão mundial deixa de ser “apenas” um show de TV e torna-se um evento, digamos, social. “Será uma grande oportunidade para quem quiser se comunicar com esse público”, diz, animado, Chris Loretto, vice-presidente da Adtaxi. A agência, obviamente, tenta ‘vender’ o Oscar a seus clientes, dentro do conceito multiplataforma.

Como já é tradição, no Brasil quem transmite a grande festa do cinema é o canal TNT. Mas este ano já está rodando bem o serviço TNT GO, que permite acesso via qualquer dispositivo portátil. O site G1 promete começar a transmissão bem antes da hora marcada para a festa (às 19h45); na Globo, onde tantos horários são descumpridos, a previsão é para “logo depois do Big Brother”. Mas já não dá para saber se a audiência somada de todas essas atrações será maior do que o número de pessoas acompanhando por streaming. Só vendo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • E aí vem a classe artistica e estraga a cerimonia como o grande espetaculo que deveria ser, ao inserir um excesso de atos politicos que so interessa a eles mesmos...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago