Categories: Uncategorized

Novas peças no xadrez da automação

Acompanhar a evolução no segmento de automação (residencial e predial) é talvez o maior desafio para quem trabalha na área. Além de invadir gradativamente todos os espaços das casas e edifícios, os recursos automatizados estão trazendo novas siglas e protocolos, atualizados em altíssima velocidade, e abrindo assim um infinito de possibilidades para usuários e integradores. É um mercado tão dinâmico, no mundo inteiro, que a toda hora surgem novas marcas, resultado de fusões e aquisições muitas vezes surpreendentes.

A notícia da semana no segmento foi a compra da marca polonesa Fibaro pelo grupo italiano Nice. A Fibaro, distribuída no Brasil pela Munddo, de São Paulo, foi uma das primeiras a explorar o conceito faça-você-mesmo em automação. Produz sistemas para controle sem fio de iluminação, temperatura, energia e segurança. São produtos de custo mais baixo que a média do mercado, utilizando o protocolo Z-Wave.

Já o grupo Nice é hoje um dos maiores da Europa em automação residencial e predial, com forte presença no segmento de segurança eletrônica, inclusive no Brasil. Está pagando US$ 73 milhões para assumir a Fibaro, apenas três meses após adquirir o controle da Abode (não confundir com a gigante Adobe), empresa do Vale do Silício fundada em 2015 por um ex-funcionário da ADT, que fez fama oferecendo planos de segurança à base de assinatura e, por sua vez, faz parte da gigante Tyco. 

Vejam quantas conexões! O grupo italiano quer entrar no mercado americano e, para isso, foi buscar uma badalada startup; ao mesmo tempo, adquire um marca europeia de automação de baixo custo, que tem entre seus pontos fortes os sistemas de segurança sem fio, fáceis de instalar, operar e monitorar. O site especializado CE Pro aposta que o projeto da Abode é uma das grandes tendências para os próximos anos, ainda mais agora que recebe esse reforço de capital.

É para se ficar atento.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

4 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago