Muitos, porém, atingem suas maiores conquistas bem depois. Uma pesquisa da Fundação Kauffman divulgada em 2011 revelou que a idade média dos empreendedores americanos está subindo e hoje se concentra na faixa de 55 a 64 anos. E vale sempre lembrar que Steve Jobs, embora sempre fosse considerado um gênio, surgiu com sua maior criação, o iPhone, quando já passava dos 50.
Neste post, acrescentamos alguns nomes à lista produzida pelo site (incluindo brasileiros) para ressaltar os feitos de empresários e profissionais que conseguiram inovar e se tornar influentes em diversas áreas. Assim como é equivocada a postura de se contrapor às inovações, como se o passado tivesse sido sempre glorioso, segregar as pessoas pela idade apenas contribui para tornar mais difícil a evolução de uma empresa.
Empresários ou chefetes que agem dessa maneira deveriam urgentemente repensar seus conceitos, ainda mais num mundo em que a colaboração e o compartilhamento (de ideias, projetos e experiências) são cada vez mais vitais.
Aproveite e compartilhe esta interessante cronologia:
Stan Lee, mestre dos super-heróis, criou sua primeira HQ, “Quarteto Fantástico”, quando já tinha 39 anos e pensava desistir da carreira.
Henry Ford já era um senhor de 45 anos quando criou o revolucionário Ford T, em 1908.
Anos atrás, a inglesa Susan Boyle ganhou fama como cantora pela internet; seu primeiro disco vendeu 1 milhão de cópias na Inglaterra, quando ela já tinha 47 anos.
Indo mais longe no tempo: Leonardo da Vinci já não era mais garoto quando pintou Mona Lisa. Contava 51 anos.
Um dos maiores empreendedores da história foi Ray Kroc, que começou a erguer o império McDonald’s aos 53 anos de idade.
A poeta brasileira Clarice Lispector publicou seu maior sucesso, “A Hora da Estrela”, em 1977, aos 56 anos (ela morreu naquele mesmo ano).
Outro empreendedor de respeito: foi somente aos 61 anos que Harland Sanders lançou a franquia KFC.
E que tal o escritor sul-africano J.R.R. Tolkien, que lançou o primeiro livro da série “O Senhor dos Anéis” quando já tinha 62 anos?
O grande arquiteto Frank Llloyd Wright já estava na casa dos 68 anos quando criou sua obra-prima (a casa Fallingwater).
Um brasileiro que só conseguiu realizar seu sonho, após muita persistência, aos 75 anos: em 1985, Tancredo Neves se elegeu o primeiro presidente civil do Brasil após da ditadura militar; Neves adoeceu na véspera da posse e nunca pôde assumir o cargo.
E o que dizer de Nelson Mandela, que após quase 30 anos de prisão chegou à presidência da África do Sul com a idade de 76 anos?
É bom conhecer também a incrível história de Anna Mary Robertson, pintora americana apelidada “Grandma Moses”, que foi ganhar uma exposição no MoMa, de Nova York, somente aos 78 anos; ela havia pintado seu primeiro quadro aos 72.
Mais recentemente (2013), o canadense Christopher Plummer tornou-se o ator mais velho a ganhar seu primeiro Oscar, após mais de 60 anos de carreira. Tinha 82 anos, e o filme foi “Toda Forma de Amor”.
Outra façanha incrível foi a de Gladys Burrill, que entrou para o Guinnes ao participar de sua primeira maratona aos 86 anos.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…