Categories: Uncategorized

Netflix, TV Paga e a explosão do streaming

Já é de 8% o número de residências brasileiras que possuem assinatura de algum serviço de streaming. É o que diz uma pesquisa internacional da empresa americana Ampere Analysis, apresentado em julho durante o Pay TV Fórum, em São Paulo. Não é pouca coisa: esse índice é de 13% nos EUA, o mercado mais maduro do mundo. Netflix, claro, é o serviço mais utilizado, já somando 10 milhões de assinantes no Brasil, segundo a mesma pesquisa.

Esse total já supera o número de usuários das principais operadoras de TV por assinatura: Net/Claro, com 8,9 milhões de assinantes, e Sky (5,2 milhões), segundo os dados mais recentes da Anatel. Somando todos os serviços de video-on-demand (YouTube, Amazon, Globo Play etc), cerca de 15 milhões de brasileiros já são adeptos do streaming, com estimativa de dobrar esse número nos próximos três anos. 

Embora os dois tipos de serviço – TV paga e streaming – não sejam necessariamente excludentes (é grande a proporção de pessoas que utilizam ambos), o fato é que a crise econômica os coloca como francos concorrentes. Nos últimos 12 meses, diz a Anatel, nada menos do que 625 mil famílias saíram das carteiras da operadoras, seja por opção própria ou por inadimplência (a maioria). Essa redução já vinha ocorrendo desde 2015, mas agora, com a maior oferta de streaming, está se acentuando. 

É uma tendência mundial, contra a qual – como já comentamos aqui – não há o que fazer. Não é por acaso que o maior grupo de mídia brasileiro está mudando sua estratégia, TV+web: a nova estratégia da Globo

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago