Categories: Uncategorized

TVs 4K: comparando lado a lado

Shootout, em inglês, significa “tiroteio”. Já vimos muitos em filmes de faroeste e, nas eleições deste ano, não falta quem defenda algo do gênero para fazer valer suas preferências. Mas, neste fim de semana, precisamente no domingo 23, haverá na pequena cidade de Scarsdale, próxima a Nova York, aquilo que os profissionais americanos de áudio & vídeo se acostumaram a chamar de shoutout: uma competição frente a frente (na verdade, lado a lado) entre diversas marcas de TVs.

A iniciativa é de uma loja local chamada Value Electronics. Começou despretensiosamente em 2004 e aos poucos foi ganhando status de show. Os proprietários criaram o nome “King of TV”, atraíram gente de toda a região e hoje o evento é copiado e respeitado como o grande confronto entre os fabricantes. Estes, por sinal, dão total apoio, enviando equipes para acompanhar de perto as demonstrações.

Este ano, foram selecionados para competir quatro modelos que a equipe da loja considerou mais bem avaliados por seus clientes: LG OLED65E8PUA, Samsung QLED QN75Q9FN e dois da Sony (LED-LCD XBR-75Z9F e OLED XBR-65A9F). Desses, somente o modelo Samsung já foi lançado no Brasil (detalhes aqui). Todos são atualmente os top de linha de cada marca no mercado americano.

Pelo esquema do shoutout, cada TV é retirado do estoque da loja na hora, de forma aleatória, e analisado por um grupo de especialistas conhecidos na região, utilizando estrutura fixa e os mesmos ingredientes para todos (cabos, fontes de sinal, trechos de filmes, vídeos de teste etc). Tudo acontece diante de uma plateia formada por clientes da loja, jornalistas especializados e formadores de opinião, com transmissão ao vivo pela internet. 

É uma avaliação bem detalhada, envolvendo aspectos como contraste (com e sem HDR), saturação de cores, resolução com imagens em movimento, volume de cor, fidelidade das cores (padrão P3) e até as variações EOTF (Electro Optical Transfer Function), que são uma versão atualizada da tradicional correção gamma para o mundo do 4K HDR.

Para enriquecer seu evento, a Value Electronics convida especialistas para pequenas palestras técnicas visando auxiliar o público a entender as tecnologias AV e assim escolherem melhor o que compram. Grande sacada! Vai ser domingo a partir das 12h (11h, no horário local). Quem quiser pode entrar no site da Value, ou em sua página do Facebook, e acompanhar (este vídeo curto traz um resumo de como foi no ano passado). Só não vai poder aproveitar as comidas e bebidas que a loja promete servir aos convidados. Um belo programa de domingo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Streaming: plataformas se unem contra tributação

Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…

1 dia ago

Tarifas já afetam custos da automação nos EUA

      Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…

2 dias ago

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

1 semana ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 semanas ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 semanas ago