Enquanto alguns ainda estão se acostumando às imagens em resolução 4K, outros já podem encomendar um TV 8K. Antes do que se imaginava (a previsão era final do ano), a loja virtual global da Samsung está anunciando a pré-venda do modelo Q900 (foto), de 85″, com painel de pontos quânticos (QLED). O preço é US$ 15.000.

Curiosamente, ainda ontem comentávamos aqui a visão de alguns especialistas internacionais de que a Samsung estaria ficando para trás no segmento de TVs Premium, superada pela incrível qualidade dos modelos OLED da LG e da Sony. Quem pensava assim talvez agora tenha de rever seus conceitos. Na IFA, em setembro, vários fabricantes apresentaram protótipos 8K (veja quais). Mas a Samsung, talvez até para desfazer aquela suspeita, decidiu surpreender os concorrentes com o anúncio em seu site oficial.

Quando divulgamos a notícia em primeira mão na tarde desta quinta-feira, poucos sites internacionais haviam registrado o lançamento. Menos de uma hora depois, já víamos a repercussão, com alguns decretando “esqueça seu TV 4K” (como este inglês) e outros comparando o preço ao valor de um carro! Na cobertura da IFA, vários experts criticaram a chegada do padrão 8K, que na verdade ainda nem foi oficializado, quando o mundo inteiro se adapta ao 4K. Tratamos disso neste post

Volta-se a lembrar a questão da falta de conteúdos em 8K, o que teoricamente tornaria inútil um aparelho como o Q900. Mas leitores mais atentos devem guardar ainda na memória que no final de 2013, quando saiu o primeiro modelo 4K, também não havia o que assistir nele. Lembro que, na época, a LG trouxe da Coreia alguns exemplares – e vendeu todos em questão de dias! Ainda hoje é difícil encontrar conteúdos em 4K, mas é perfeitamente possível com esses TVs melhorar (via upscaling) a qualidade da imagem exibida pelas emissoras. E esse é o pulo do gato, que pode justificar o investimento. O novo TV 8K também oferece essa possibilidade.

Comentaremos mais adiante sobre os recursos do novo brinquedinho da Samsung (quem estiver ansioso pode acessar o site global da empresa). A esta altura, a loja virtual já deve ter registrado dezenas de pedidos. Em tempo: no Brasil, ainda não há prazo para o lançamento.

3 thoughts on “Chegou o primeiro TV 8K. Para quê?

  1. Numa conta rápida, você multiplica o tamanho da tv, em polegadas, por 5 e teremos o resultado em cm de distância para assistir confortavelmente uma TV full hd. Exemplo: tv de 32″ x 5 = 160 cm. Um monitor de computador full hd, já deixa a desejar, por usarmos na mesma distância das polegadas da tela. Exemplo: um monitor de 32″ fica confortavel, visualisado a 80 cm de distancia. Aí sim, precisaremos de uma tela 4k de 32″ que dobrará a resoluçāo de 70 para 140 PPi. Não vejo no momento, argumento algum para adiquirir uma tela 8k! O olho humano, com visão 20/20, precisa de 300 PPI @ 300 mm de distância. Sendo assim, para um monitor de 32″, teremos: 300 : 800(mm) = 0,375 x 300 = 112 PPI, ou seja, dá e sobra. No caso do uso para TV 32″ full hd, teremos: 300 : 1600 = 0,1875 x 300 = 56 PPI. Abraço a todos!

  2. Jarede, voce está desconsiderando que quando voce aumenta a resolucao, a distancia para se assistir ao televisor DIMINUI… Voce disse que um televisor full-HD de 32″ deve ser assistido a cerca de 1.60m de distancia… So que se o televisor for 4K, a essa mesma distancia de 1.60m voce ja precisa que a tela do televisor aumente para 55″…

    Eu tenho televisores 4K e sei disso, percebo isso claramente aqui em casa. Uma tela 4K de 55″ é para assistir no maximo a 2m de distancia… Entre 2 a 3 metros, ja torna-se necessario uma tela de 65″. Caso contrario, voce nao vai aproveitar e nao perceber mesmo a diferença para uma full-HD.

    Uma TV com resolucao 8K terá que ser assistida mais de perto ainda.

  3. Olá, Rubens!
    Sim, você está certo: resolução vs distância são inversamente proporcionais.
    Mas, há vários fatores que podem ajudar a determinar a melhor distância para assistir uma TV, mesmo sendo uma tela de altíssima resolução:
    1- Conforto: A maioria das pessoas, não gostam de um angulo horizontal maior que 30 graus. Não adianta ter uma TV 8k de 100″ e ter que assistir à uma distância de 1,25m da tela para aproveitar a resolução. Algumas pessoas com certeza vão ter até náuseas.
    2- Tipo do uso: É claro, que os gamers se sentam muito próximos da tela para jogar, mas se afastam dela quando vão assistir um filme.
    3- Ponto cego: Sim, todos temos um ponto cego no olho direito e no esquerdo e ele só ficará fora da tela com uma abertura inferior a 24 graus. Na média, numa tela de 32″ é bom ficar acima de 1,5m.
    4- Distribuição dos acentos: Para que todos assistam de um ângulo confortável. Na minha opinião, isso é impossível a menos que o uso da TV for para apenas uma pessoa (monousuário).
    5- Conteúdo: Hoje, infelizmente, não temos muito acesso aos conteúdos “verdadeiramente” 4k. Imaginem 8k!
    6- Custo: Preços dos aparelhos, players, planos de streaming, de banda larga…
    Enfim, vou deixar um link, que poderá ajudar bastante os aficionados:
    https://www.rtings.com/tv/reviews/by-size/size-to-distance-relationship
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *