A curto prazo, ninguém enxerga sinais de que a Samsung venha a perder a liderança mundial em TVs. Seu domínio abrange todos os países importantes com exceção da China, situação que se mantém há pelo menos dez anos. Tem a ver com qualidade técnica, claro, mas também com posturas agressivas – inclusive na política de preços, quando necessário – e com sólidas estratégias de marketing. Vale lembrar que a marca também lidera o mercado de smartphones, sendo a única hoje capaz de rivalizar com a Apple (e isso dito por gente que entende bem mais do assunto).
Mas talvez esteja chegando a hora da mudança, digo, no segmento TVs. A disputa pelo segundo lugar tende a se acirrar a partir deste ano, como mostra recente pesquisa divulgada nos EUA pelo NPD Group. Comparando as vendas entre as principais marcas no mercado americano, vê-se que, enquanto a Samsung continua liderando, a chinesa TCL saltou de 4% para 13% de market-share. Vale observar os números:
MARCA | 2016 | 2017 | 2018 |
Samsung | 26% | 25% | 22% |
Vizio | 21% | 19% | 14% |
TCL | 4% | 9% | 13% |
LG | 9% | 9% | 10% |
Element | 7% | 6% | 7% |
Obs.: dados válidos para unidades vendidas no período Janeiro-Outubro de cada ano
A pesquisa mostra ainda que, quando se trata de faturamento, a liderança da Samsung é mais ampla (35% em 2018), e as outras posições se alteram: LG, Vizio e Sony, pela ordem, com a TCL em quinto lugar. Mas, detalhe importante: dois anos atrás, a chinesa tinha apenas 2% de share em receitas com a venda de TVs; saltou agora para 9%! A explicação é que seu crescimento se dá principalmente nas faixas de produto mais populares, de 32 a 43 polegadas, onde a rentabilidade é sempre inferior.
A marca cresceu expressivamente no ano passado, após lançar TVs em parceria com a Roku, hoje a maior rival da Netflix nos EUA. Com isso, está roubando mercado da Vizio e da própria Samsung, por incrível que pareça. A partir de amanhã, teremos a chance de conferir outros números na CES de Las Vegas. Veremos como irão reagir LG e Sony, e também qual será a postura de outras chinesas com apetite, caso de Hisense e Haier. Fiquem ligados aqui e no hometheater.com.br.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
View Comments
A Samsung tem ,aqui no Brasil,estratégia agressiva de vendas.Em todas as lojas só se vê QLED pra todos os lados.Oleds da Sony e LG ficam num cantinhio escondidos e os vendedores procuram desencorajar sua compra.A Panasonic desapareceu quase que completamente.Não encontrei sua OLED em nenhum lugar para ver pessoalmente...