Categories: Uncategorized

Quando o design é irresistível

Não é novidade a influência do design nas decisões de compra. Por mais que haja pessoas conservadoras, é difícil ficar “isentão” diante de um espetáculo como alguns que vimos na CES. O maior impacto, sem dúvida, veio com a OLED Signature R9, da LG, prevista para chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre. Vejam o vídeo que fizemos.

O “R” é de rollable (“enrolável”) e, embora não tenha sido uma estreia (já estava na CES 2018, como protótipo: vejam este vídeo), é uma ideia visualmente tão genial que, além de ganhar vários prêmios de inovação, atraiu multidões ao estande da LG. Quase como se fosse uma tela de projeção, a peça sobe suavemente a partir da base feita de madeira e alumínio; e desce, com igual suavidade, ao ser desligada. É uma tela flexível (Flex-OLED) de 65″, algo que atualmente só é possível com painéis orgânicos. 

A LG não forneceu as especificações completas, mas sabe-se que tecnicamente é uma OLED quase igual à Signature W (Wallpaper), lançada no ano passado, tão fina que pode ser “colada” na parede. Quase igual, porque há alguns adendos interessantes além do rollable. O sensor de luz ambiente ajusta em tempo real a luminosidade da tela, pelo método mapeamento de tons (tone mapping). O ajuste é diferente para conteúdos convencionais (SDR) e para os HDR, em que as imagens são mais brilhantes. 

 

 

 

 

Essa TV já faz parte, claro, da geração AI (inteligência artificial), que comentamos antes aqui. No áudio, por exemplo, o processador Alpha9.2 atua de acordo com a música ou trilha de filme que se ouve; conteúdos estéreo podem ser convertidos automaticamente para surround 5.1, se o usuário desejar. O site internacional da LG traz este interessante material a respeito, inclusive com vídeos e animações.

Apenas um briefing: compatibilidade com Alexa, Google Assistant, Dolby Vision, Dolby Atmos (os falantes ficam dentro do móvel que serve de base à tela) e AirPlay, além do HomeKit, sistema de automação da Apple por enquanto não disponível no Brasil. Como já dissemos, a partir de agora veremos mais TVs desse nível no mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago