Não chega a ser surpresa, mas esta semana foi confirmada a compra da Pioneer pelo Baring Private Equity Asia, um fundo de investimentos sediado em Hong Kong. O valor do negócio é de US$ 904 milhões, uma pechincha considerando quanto essa marca já foi importante. 

Para quem não se lembra, a japonesa Pioneer esteve à frente de inovações como DVD, Laserdisc, TV de plasma e navegadores GPS. Foi também uma das primeiras a lançar um CD player para automóvel, produto que virou febre mundial nos anos 1990. O fundador Nozomu Matsumoto (1905-1988) criou o negócio em 1938 construindo alto-falantes na garagem de sua casa. Sua empresa foi um dos símbolos do chamado “milagre japonês”, o fenômeno da recuperação do país após a Segunda Guerra.

Nos últimos dez anos, a Pioneer entrou em declínio. Em 2009, suspendeu a fabricação de displays e seus acionistas, em meio a seguidos prejuízos, venderam parte do grupo para a Sharp, hoje pertencente à chinesa Foxconn. A foto acima mostra o enorme estande da empresa em seu último ano de glória (2012), na CES. Em 2014, foi vendida sua divisão de home theater para a Onkyo, restando à Pioneer apenas uma boa presença no segmento de sistemas automotivos. Este, porém, também é um setor em queda, com a popularização dos aplicativos para smartphone.

Quase todo mundo que conheço já teve algum produto da Pioneer. Parece ter chegado a hora de dizer adeus.

9 thoughts on “Pioneer, mais uma que se vai

  1. Lamentavel noticia. Essa gugante japonesa como, Kenwood e Nakamichi por exemplo faz MUITA falta ao mercado.

    A Pioneer, foi uma empresa que inovou muito em audio, video e som automotivo (Que diga a clássica linha Carrozeria).

    Eu tenho dois video laser da Pioneer, (apenas um funciona) tape deck para 6 fitas (isso mesmo seis, uma reproduzindo e cinco sendo trocadas, porem precisa de conserto), e alguns CD Players e cartucheiras para CD.

    So espero que esses caras que comoraram não afundem a marca, ou diminua a qualidade dos produtos ou, qualquer outra ação ruim.

    Eu, trabalhei duas vezes nessa marxa enquanto ela estava no Brasil, vai deixar saudades!!

  2. Quando a Sharp comprou grande parte da Pioneer anos atrás eu particularmente já vislumbrei o pior.

    O povo do AVSFORUM na época deu o alerta para que os membros adquirissem os produtos “puros” da Pioneer que estavam no mercado porque dos futuros SHARPIONEER (produtos Pioneer sob a gestão da Sharp) não se poderia esperar muita coisa em termos de qualidade.

    Foi a crônica da morte anunciada de uma empresa que foi instrumental para a evolução do mercado hi-fi, lá pelos anos 70.

    Triste, muito triste.

  3. Lamentável , falando de Brasil o que a má gestão liderada por gerente nacional sem preparo e humildade , pouco conhecimento comercial e arrogância , não era de se esperar outra coisa.
    Fez parte deste fracasso.

  4. É uma pena, pois desde criança eu ouço pessoas falarem da ótima qualidade dos produtos pioneer. Tomara que mude apenas o gerenciamento mas continue com a mesma qualidade ou melhor.

  5. Onde a Sharp coloca a mão, vem porcaria! Chega o que essa marca fez Brasil, na década de 1980. Em nome da “reserva de mercado” essa praga, com ajuda do governo, dizimou s demais Philips, Siemens, GE,, Philco-Ford entre outras foram embora.Conseguimos regredir de lá para cá. Só temos o agro-negócio para sustentar. Tecnologia aqui? Nem para fabricar pilhas…

  6. Eh, mas quem iria pagar uma fortuna, quase 1bi $US pra afundar … creio que faça parte da evolução tecnológica.

  7. Puxa vida, a marca “do golfinho”(alusao ao modelo Pioneer DEH-7200, DEH-P7090BT, etc), que fabricava aqueles clássicos “capacetes 2150″…. Só tenho coisas boas em mente quando lembro dessa marca!
    Os filhos de papai ostentando com 4 desses capacetes no tampão do Audi A3 haha

  8. Era uma marca de muita Qualidade respeito, vejo que a china está comprando tudo que é Bom …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *