Categories: Uncategorized

TVs 4K, de 49 a 100 polegadas

Está no ar a primeira atualização do guia de TVs 4K, produzido pela equipe da HOME THEATER & CASA DIGITAL. Antes que cheguem os 8K, que anunciamos aqui há um mês, o consumidor tem muito o que descobrir na atual geração de aparelhos – descobrir, inclusive, que os preços caíram. 

O primeiro levantamento foi publicado em novembro, pouco antes da Black Friday. Nos últimos quatro meses, sugiram novidades em quase todas as marcas, que agora estão mapeadas na atualização (para ver, clique aqui). Como explicamos na época, o foco está nos modelos a partir de 49″, que é onde se pode perceber bem a disparidade entre um 2K e um 4K (o maior da lista é um Sony de 100″, vendido apenas sob encomenda). Detalhe relevante é que a cada nova linha os principais fabricantes conseguem adotar processadores mais avançados, o que afeta principalmente dois aspectos:

Rapidez e precisão nos comandos e na navegação – Quem adquiriu um TV smart, digamos, três anos atrás deve ter percebido que as respostas são muito mais lentas do que num computador. Essa diferença foi bem reduzida.

Upscaling – Melhorou também a qualidade da conversão do sinal das emissoras e da internet para a resolução UHD. Esse ponto, aliás, pode servir de orientação na hora de escolher um TV 4K: na loja, procure comparar um trecho de filme ou série com a mesma imagem de um TV Full-HD. Se você não notar diferença, talvez seja bom procurar outro modelo 4K para investir.

Apenas relembrando: a HOME THEATER de novembro trouxe detalhada reportagem sobre as diferenças entre as várias marcas de TVs 4K; agora, a de março trata dos TVs mais avançados, que vêm com recursos de Inteligência Artificial. Ambas as edições podem ser vistas neste link.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago