Como vem fazendo desde 2017, a Netflix acaba de divulgar sua lista dos “recommended TVs”. Seriam modelos que sua equipe técnica considera os mais indicados para utilizar o serviço de streaming. Para evitar – ou pelo menos amenizar – polêmicas dos anos anteriores, desta vez a empresa decidiu detalhar, em comunicado aos assinantes, os critérios usados na seleção. E fez muito bem.

No ano passado, por exemplo, não havia na lista nenhum modelo da Samsung; desta vez, é a concorrente LG que fica de fora – entraram 7 Samsung, inclusive seu novo 8K (mod. Q950R), 3 Sony (todos OLED) e 3 da série Viera, da Panasonic. Estranho porque vários da série Sony Android, que haviam sido incluídos em 2018, agora não aparecem, assim como os OLED LG sempre citados entre os melhores nos comparativos da mídia especializada.

Segundo a Netflix, para fazer parte de lista tão especial um TV precisa ser aprovado em pelo menos cinco dos sete critérios abaixo:

*Ligação imediata: exige-se que o aparelho comece a funcionar instantaneamente assim que o usuário aperta a tecla POWER; nada de espera.

*Aplicativo rápido: conta muito a velocidade de acionamento do app Netflix.

*Botão NETFLIX: essa tecla agora é obrigatória no controle remoto.

*Acesso fácil: o famoso ícone vermelho deve ser claramente visualizado no menu do TV.

*Atualizações: devem ser imediatas, e sem interferir naquilo que o usuário está assistindo. Todos os filmes e séries novos devem aparecer assim que entram na grade do serviço.

*Visualização: todas as informações dos conteúdos Netflix precisam estar claras, em alta resolução, inclusive textos, dados técnicos e ícones como “4K”, “HDR” etc.

*Última versão: como todo app, Netflix também passa por constantes updates operacionais. Para merecer entrar na lista, um TV tem que sempre estar atualizado com a versão mais recente.

Como nada disso tem a ver com a qualidade de som e imagem do TV, não é o caso de ninguém levar ao pé da letra as recomendações. Daí porque a lista sempre causa controvérsia: já houve caso de fabricante que colocou em suas propagandas a frase “Recommended by Netflix”, sem explicar por que seu produto era recomendado. Aí, não vale.

2 thoughts on “TVs recomendados: cuidado

  1. São publicações como essa, que nos ajudam a clarear nossa visão para, o quão importante é, estarmos sempre atentos quanto a verdadeira intenção de qualquer empresa. Estratégia, marketing e egocentrismo caminham juntos. Isso tinha que ser ensinado desde o primário! O televisor LG Oled é considerado pelos melhores especialistas, o melhor da atualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *