Notícia divulgada no fim de semana pelo Variety, “bíblia” do entretenimento em Hollywood, anuncia os planos do Roku para investir fora dos EUA – e o Brasil é sua principal prioridade. Para quem não conhece, o serviço foi lançado oficialmente em 2008, um ano antes do Netflix, só que, ao contrário deste, já com corpo e alma de internet. Cresceu muito desde então, oferecendo streaming de parceiros de peso como Sony Pictures, Warner, Paramount e MGM. 

O modelo de serviço é diferente do Netflix, e mais parecido com Google Chromecast e Apple TV. Você adquire uma caixinha, que se conecta ao modem de banda larga, paga uma mensalidade de valor baixo e ganha acesso a milhares de conteúdos. Recentemente, uma empresa brasileira de nome GuigoTV anunciou serviço semelhante, mas por não ter tradição no mercado certamente terá mais dificuldade de emplacar.

Segundo o Variety (vejam aqui, em inglês), a Roku começou a publicar anúncios em sites de recrutamento visando contratar executivos no Brasil. O texto dos anúncios, em inglês, inclui trechos como este: “Queremos contratar pessoas para criar os conteúdos mais interessantes e atraentes para consumidores Roku no Brasil – um crescente e vibrante mercado de OTT”. A missão desses profissionais seria negociar diretamente com emissoras brasileiras e provedores de vídeo online, de modo que “uma família em São Paulo ou Rio possa curtir a melhor e mais ampla seleção de conteúdos para suas noites de sexta-feira”.

Oficialmente, porém, a empresa diz que “ainda estuda” investir no mercado brasileiro.

Detalhe: além dos receptores (como o da foto acima), a Roku comercializa em alguns países também TVs que dão acesso a seus conteúdos. Na última CES, em janeiro, a TCL foi uma das fabricantes que exibiu uma linha de TVs que já traz o serviço embutido.

2 thoughts on “Roku, rival do Netflix, a caminho do Brasil

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