Nesta 2a feira, retomamos o projeto HOME EXPERT, que havíamos lançado em 2011 e fomos forçados a suspender em 2016. Desta vez como nova estrutura, o Programa de aperfeiçoamento técnico voltado a integradores e demais profissionais de home theater e automação reunirá especialistas para apontar caminhos e tendências. Ainda há tempo de se inscrever (neste link). Serão cinco apresentações técnicas e três comerciais, estas a cargo dos patrocinadores AAT, BenQ e WDC. 

Todas elas são interessantes, porque exploram situações que fazem parte da vida real de quem trabalha no segmento. Começamos com vídeo (TVs e Projetores), depois áudio (projetos de multiroom), automação (infraestrutura para casas inteligentes), uma palestra sobre “O Novo Papel do Integrador” e, no final do dia, demonstrações de Dolby Atmos e Dolby Vision, a cargo do pessoal da Dolby Labs, que mantém escritório em São Paulo.

O tema dos integradores será uma boa oportunidade para analisar uma questão que é polêmica hoje em vários países: afinal, qual é mesmo o papel desse profissional, num cenário de transformações tão rápidas e com overdose de informação na cabeça dos consumidores. A própria palavra “integrador” dá o que pensar, pois só recentemente passou a ser usada.

Se antes o mercado era dominado por técnicos de áudio ou de vídeo, hoje o perfil exigido é bem mais eclético. Trata-se de “integrar” as diversas soluções disponíveis para atender necessidades também diversas das famílias. Um deles, com quem conversei recentemente, contava que precisou fazer curso de T.I. para dar conta das demandas de seus clientes.

Estes, claro, não são mais os mesmos de cinco ou dez anos atrás. Melhoraram de vida (bem, nem todos…), viajaram, passaram a usar freneticamente o celular e as redes sociais, vêem vídeos no YouTube que “ensinam” a montar um home theater, enfim, têm acesso a uma quantidade de informação antes inimaginável. Precisam de outro tratamento, portanto. 

E isso é apenas parte dos novos desafios à frente dos profissionais. Outros certamente serão comentados no HOME EXPERT. Um lembrete para quem não mora em São Paulo ou não vai poder comparecer: as apresentações serão gravadas em vídeo e poderão ser assistidas a partir de 5a 01/08. É só fazer a inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *