Categories: Uncategorized

Dual-LCD: vem aí um novo tipo de display

A fabricante chinesa Hisense acaba de lançar o primeiro TV LCD do tipo dual-layer, que alguns apontam como solução para a clássica deficiência de contraste nessa tecnologia. O modelo U9E, de 65″, está sendo vendido (por enquanto só na China) pelo equivalente a US$ 2.600, mais que o triplo de um LED-LCD convencional da marca no mercado americano. Na foto, os dois modelos lado a lado (U9E à direita).

Embora um protótipo tenha sido exibido na CES, em janeiro (com o nome ULED-XD), confesso que não o vi funcionando. Sabe-se que painéis dual-layer já são usados pela Sony em algumas linhas de monitores profissionais, mas também sem muito alarde. Basicamente, esses displays possuem dois painéis de cristal líquido (LCD): um para controlar as cores e outro para modular a luz; esta continua sendo fornecida por um terceiro painel, o backlight de leds.

Segundo a Hisense, uma das marcas que mais vêm crescendo no mercado internacional, com qualidade aceitável e preços abaixo da concorrência, a camada moduladora é montada entre o backlight e o painel 4K, “proporcionando ganhos significativos em contraste, reprodução de cores e faixa dinâmica” (mais detalhes aqui). Não foram fornecidas especificações sobre a estrutura interna do novo TV, nem se são usados pontos quânticos ou se o backlight é do tipo FALD, adotado, por exemplo, nos novos QLED da Samsung.

De qualquer modo, a iniciativa demonstra a ambição dos chineses para enfrentar os coreanos no segmento onde hoje reinam absolutos. Bob Raikes, colunista do site Display Daily, um dos melhores do setor, comenta que a China não consegue produzir painéis OLED com a competência dos coreanos (leia-se: LG) e, por isso, aposta tudo no aprimoramento do LCD.

Será? Teremos que esperar para saber. 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando,sabe me dizer por que ainda estão batendo cabeça com o LED se o OLED mostra uma imagem fenomenal?Ou mesmo o micro-LED?

    • OLED é muito mais caro de produzir, Rubens. Além disso, é complicado fazer em telas maiores do que 65". Foi a explicação que tive. E faz sentido. Micro-LED também ainda é muito caro. Abs.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

8 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago