Dual-LCD: vem aí um novo tipo de display

28 de julho de 2019

A fabricante chinesa Hisense acaba de lançar o primeiro TV LCD do tipo dual-layer, que alguns apontam como solução para a clássica deficiência de contraste nessa tecnologia. O modelo U9E, de 65″, está sendo vendido (por enquanto só na China) pelo equivalente a US$ 2.600, mais que o triplo de um LED-LCD convencional da marca no mercado americano. Na foto, os dois modelos lado a lado (U9E à direita).

Embora um protótipo tenha sido exibido na CES, em janeiro (com o nome ULED-XD), confesso que não o vi funcionando. Sabe-se que painéis dual-layer já são usados pela Sony em algumas linhas de monitores profissionais, mas também sem muito alarde. Basicamente, esses displays possuem dois painéis de cristal líquido (LCD): um para controlar as cores e outro para modular a luz; esta continua sendo fornecida por um terceiro painel, o backlight de leds.

Segundo a Hisense, uma das marcas que mais vêm crescendo no mercado internacional, com qualidade aceitável e preços abaixo da concorrência, a camada moduladora é montada entre o backlight e o painel 4K, “proporcionando ganhos significativos em contraste, reprodução de cores e faixa dinâmica” (mais detalhes aqui). Não foram fornecidas especificações sobre a estrutura interna do novo TV, nem se são usados pontos quânticos ou se o backlight é do tipo FALD, adotado, por exemplo, nos novos QLED da Samsung.

De qualquer modo, a iniciativa demonstra a ambição dos chineses para enfrentar os coreanos no segmento onde hoje reinam absolutos. Bob Raikes, colunista do site Display Daily, um dos melhores do setor, comenta que a China não consegue produzir painéis OLED com a competência dos coreanos (leia-se: LG) e, por isso, aposta tudo no aprimoramento do LCD.

Será? Teremos que esperar para saber. 

5 Replies to “Dual-LCD: vem aí um novo tipo de display”

  1. […] Fórum SBTVD Temas relacionados: Artigo: o futuro da televisão após a chegada do streaming Dual-LCD: chineses preparam novo tipo de display Fórum de TV paga discute integração de canais com aplicativos 5G pode exigir troca de receptor […]

  2. Rubens Pires disse:

    Orlando,sabe me dizer por que ainda estão batendo cabeça com o LED se o OLED mostra uma imagem fenomenal?Ou mesmo o micro-LED?

  3. Orlando Barrozo disse:

    OLED é muito mais caro de produzir, Rubens. Além disso, é complicado fazer em telas maiores do que 65″. Foi a explicação que tive. E faz sentido. Micro-LED também ainda é muito caro. Abs.

  4. […] atrás, comentamos sobre o lançamento na China da TV Dual-LCD, com dois painéis internos. Agora, na IFA, a novidade veio da Panasonic: o protótipo de uma TV […]

Deixe uma resposta