Dois meses atrás, comentávamos aqui a joint-venture Sony-Microsoft para reforçar posições no mercado de games online (duas gigantes concorrentes se unindo pela sobrevivência diante de Google, Amazon e outros inimigos). Pois agora surge uma outra parceria surpreendente: a mesma Microsoft anuncia acordo com a Samsung para investirem juntas em soluções de mobilidade.

Segundo o site Display Daily, tanto o smartphone Galaxy Note10 quanto o notebook Galaxy Book S, apresentados pela Samsung nesta quarta-feira em Nova York, serão compatíveis com algumas funções do Windows, ainda que continuem usando sistema operacional Android, hoje dominante. Executivos das duas empresas explicaram que essa simbiose tem a ver com as mudanças de comportamento dos usuários: quase todos reclamam quando precisam transferir conteúdos entre smartphones, tablets e notebooks. Curioso é que quando essa funcionalidade apareceu, séculos atrás, ninguém reclamava.

A Samsung provavelmente aposta que seus aparelhos ganham muito em apelo ao acrescentar, por exemplo, a função de espelhamento das mensagens e notificações do Android com o app Your Phone, da Microsoft. Ou a sincronização com a plataforma cloud OneDrive, permitindo salvar ali fotos e vídeos do Android, a um simples toque. Da mesma forma, computadores Windows farão e receberão chamadas telefônicas de um smartphone Samsung. Os dois aparelhos poderão ser espelhados a qualquer momento, como se fossem velhos conhecidos.

Mais? Word, Excel, PowerPoint e Outlook já virão pré-instalados nos novos smartphones e no Book S, este tão compacto (menos de 1kg) que chega a parecer um tablet (apesar da tela ter 13″). Para completar, em alguns países todos esses aparelhos serão vendidos em pacotes pelas duas empresas, que prometem descontos atraentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *