Semanas atrás, comentamos sobre o lançamento na China da TV Dual-LCD, com dois painéis internos. Agora, na IFA, a novidade veio da Panasonic: o protótipo de uma TV desse tipo, ainda sem data para chegar ao mercado internacional. Chama-se MegaCon, uma referência ao que a empresa define como “megacontraste”, ou 1.000.000:1. Vale lembrar que estamos falando de um TV LCD de 55″ (foto), o que tornaria esse produto – a se confirmar a especificação – um marco para a indústria.

Antes de comentar, vamos a outras specs divulgadas pela Panasonic: reprodução de conteúdos HDR10, com 99% do padrão de cor DCI P3, o mais utilizado no cinema digital; ângulo de visão lateral com perda mínima de contraste e saturação de cor até 60o; e backlight com controle individual da luz para cada pixel. Tudo isso é possível utilizando dois painéis internos: um monocromático, específico para controlar a intensidade da luz, e outro para modulação mais precisa das cores. 

Sites especializados como o Display Daily reconheceram que as imagens são impressionantes, lembrando os bons tempos do plasma, tecnologia que a Panasonic dominava mas foi forçada a abandonar. O segredo estaria no alinhamento perfeito dos painéis, que fez alguns analistas compararem o protótipo aos melhores TVs OLED. Conta muito também a película aplicada sobre a tela, que absorve a luz ambiente e controla as reflexões.

Detalhe: o MegaCon foi demonstrado na IFA numa sala que um jornalista inglês definiu como “cavernosa”, ao lado de uma espécie de batmóvel, o que sem dúvida deve ter ajudado a impressionar os visitantes (vejam o vídeo do site HDTV Test).

Bem, era apenas um protótipo, vamos conter o entusiasmo e aguardar as próximas demonstrações.

1 thought on “Panasonic e a TV com “megacontraste”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *