Nos preparativos para mais um evento Jornada de Automação, que acontece na próxima quinta 17, a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial) divulgou um importante chamado aos profissionais desse setor. Trata-se da frequentemente esquecida questão da certificação de obras e projetos. Muitos não sabem, mas toda obra construtiva precisa seguir normas técnicas que, se não cumpridas, podem trazer no futuro sérios problemas aos responsáveis.

Durante o evento, representantes do Grupo Ibrace, sediado em Campinas, abordarão o tema focando nos pontos que o integrador, arquiteto e projetista devem conhecer. O Ibrace, que existe desde 2001, se define como um OCP (Organismo de Certificação de Produtos), designado pela Anatel para verificar dispositivos de telecom e realizar todo o processo de regularização. Possui um laboratório de testes especializado em eletrônicos que pode emite laudos técnicos, entre outras tarefas.

A apresentação na Jornada irá discutir itens como a exigência de usar produtos certificados em projetos de automação residencial e predial, os riscos envolvidos caso isso não seja feito, como regularizar a situação de uma obra e como fazer com produtos importados. 

A Jornada de Automação, com a participação de 15 empresas do setor, será realizada no Instituto de Engenharia de S.Paulo, cuja sede fica na Vila Mariana. Este é o site oficial.

1 thought on “Certificação: quem se preocupa com isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *