Categories: Uncategorized

Calamidade e criatividade

Existem inúmeras histórias de crises e calamidades que, por mais dolorosas, acabaram trazendo benefícios à Humanidade. Em meu livro “Os Visionários”, contei os feitos do grande Arthur C. Clarke, cientista que após ter trabalhado durante a 2a Guerra no setor de telecomunicações do exército britânico, desenvolveu grande parte dos estudos que levaram à era dos satélites interespaciais. Para quem não sabe, Clarke é também autor do livro que deu origem a 2001: Uma Odisseia no Espaço, obra-prima da ficção científica (fez também o roteiro, junto com o diretor Stanley Kubrick).

Há dezenas de casos semelhantes. Epidemias como a atual, ao longo da história, levaram à descoberta de novos medicamentos. Populações flageladas por enchentes e terremotos acabam desenvolvendo modelos diferentes de construções e abrigos, e assim por diante. Uma característica distinta da COVID-19 é que nunca uma doença foi tão documentada e acompanhada de perto pela mídia. Tenho colegas jornalistas que acabaram baixando ao hospital devido ao esforço de cobertura, e sei de outros vitimados pelo próprio vírus.

Dessa tragédia estão saindo excelentes reportagens, fotos e vídeos que já podem ser apreciados na internet, e certamente teremos à frente grandes livros, filmes, séries de TV, peças de teatro e muito mais. Inspirado num trabalho do amigo e grande jornalista Moisés Rabinovici, selecionei nas últimas semanas exemplares de algo que me toca muito: capas de revistas. São publicações de vários países abordando a crise, que ficam como documento desta época sem paralelo na história. Algumas delas estão abaixo (neste vídeo, há outras):

A Vogue portuguesa, normalmente dedicada a temas como moda e comportamento, mostrou em abril um outro lado da pandemia. 

 

 

 

 

 

 

Em março, The New Yorker, célebre por suas capas desenhadas, retratou a maior estação de trens de Nova York vazia.

 

 

 

 

 

 

 

A revista alemã Luxiders, voltada ao mercado de luxo, liderou campanha de doações a vítimas da COVID-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Newsweek, a “moradora-símbolo” de Nova York trabalhando em casa com cara de espanto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A revista TIME produziu várias capas sobre o coronavírus. Nesta, uma moradora de Connecticut confinada após receber o diagnóstico positivo.

 

 

 

 

Outra vez a Estátua da Liberdade, agora em “quarentena”, segundo o jornal New York Post.

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta outra da New Yorker, em março, critica a posição do presidente Trump de não dar importância à epidemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Sports Illustrated só encontrou uma forma de retratar o desânimo em seu setor com o cancelamento de todos os eventos esportivos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Elle francesa usou criatividade para agradecer aos profissionais envolvidos no combate à pandemia

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, a inglesa The Economist analisando os impactos globais da doença e como os governos estão reagindo.

 

 

 

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago