Categories: Uncategorized

TVs 4K e 8K, geração 2020

Nesta terça-feira, a Samsung promoveu apresentação de suas novas linhas de TV. Mais uma vez foi um show de imagens, que infelizmente só foi possível acompanhar online. São quatro modelos 8K (sobre eles falaremos num outro post) e 13 4K, confirmando que a empresa agora pretende focar na faixa de mercado que proporciona a melhor rentabilidade. 

Ao todo, são agora 17 opções de TVs a partir de 55″, categoria que segundo Érico Traldi, diretor da empresa, representou mais de 14% do faturamento entre janeiro e maio. Fica cada vez mais evidente a opção do consumidor brasileiro – pelo menos aquele que não foi tão afetado pela crise – por TVs de grande porte e com resolução 4K. Esta, como mostramos na semana passada, vai se tornando obrigatória, tanto que quase não se fala mais em Full-HD. Atualmente, 60% das vendas no país são de TVs 4K (no caso da Samsung, mais ainda: 72%).

As novas linhas se dividem entre as de painel de pontos quânticos (QLED) e as LED-LCD, com tamanhos que vão de 43 a 85 polegadas. As QLED (na foto acima, o modelo Q80T, de 65″) agora trazem micro-falantes embutidos em torno da tela, o que torna o som mais imersivo, e alguns avanços visando o público gamer; a tela também pode se dividir em duas, para compartilhar conteúdos de um smartphone. 

 

Já a linha LED-LCD Crystal UHD é apresentada como “uma nova categoria de TVs 4K”, de custo mais baixo que as QLED, mas aproveitando alguns recursos delas (o design, aliás, é bem parecido). O modelo TU8000 (acima) já vem com Alexa integrado, assim como o app Globoplay, que passa a ser nativo nas TVs Samsung, dentro do conceito de “TV Híbrida” (mais detalhes aqui). 

Um aspecto geral que merece ser comentado é a preocupação da Samsung com a navegação das TVs em meio a tantos recursos. A plataforma smart Tizen foi aprimorada e o usuário pode escolher entre centenas de telas para a função Modo Ambiente, que visa integrar a TV à decoração. Já estamos testando a TU8000, que comentaremos aqui em breve. E aguardamos a chegada de uma das novas QLED.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

    • Olá Roberto, que surpresa encontrá-lo aqui. Obrigado pela msg. Espero que vc esteja bem, e se cuidando, como eu estou. Grande abraço.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

5 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

6 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago