Menos de um ano após a “denúncia” feita por Tom Cruise (vejam aqui), chegam ao mercado brasileiro os primeiros TVs com o recurso Filmmaker Mode (“Modo Cineasta”), que causou polêmica nos EUA e em outros países no ano passado. A LG está lançando duas séries de TVs LED-LCD com essa novidade, em tamanhos que vão de 43 a 86 polegadas. A Panasonic é outra fabricante que aderiu, embora ainda não esteja trazendo esse recurso ao Brasil; Samsung, Philips, TCL e Sony ainda não se definiram.

Como explicamos em agosto do ano passado, o Modo Cineasta é um conjunto de parâmetros propostos por cineastas famosos para garantir que a reprodução dos filmes nas residências seja mais fiel às imagens como foram filmadas e exibidas nos cinemas. A preocupação maior é com o chamado “efeito novela”, nome popular da interpolação de quadros (video interpolation), artificialismo adotado principalmente (mas não só) em TVs LCD. 

O artifício permite duplicar parte dos quadros da imagem original nas cenas de movimento rápido, como ilustrado na foto acima. Quando se está num videogame, por exemplo, ou assistindo a um jogo de futebol, o efeito compensa a deficiência do painel LCD para reproduzir esse tipo de imagem, em que a nitidez é sacrificada. Mas conteúdos de vídeo são gravados na frequência de 30Hz, ou 30fps (quadros por segundo), enquanto filmes de cinema são produzidos a 24fps.

Para disfarçar a diferença, os TVs vêm ajustados de fábrica para fazer essa adaptação automaticamente; a maioria dos usuários não sabe disso, e muitas vezes acaba vendo seus filmes artificialmente adulterados. A bem da verdade, nem todo mundo percebe, e há os que até gostam. Pela pressão de Hollywood, os fabricantes concordaram em suprimir esse ajuste automático. Ou seja, se o consumidor quiser adotar o efeito novela, terá que entrar no menu da TV e fazê-lo manualmente.

2 thoughts on ““Modo Cineasta” chega aos TVs no Brasil

  1. Será que esse recurso tem a ver com o da TV de plasma Panasonic 65VT60 “THX cinema”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *