Categories: Uncategorized

Segredos da nova geração de TVs

Nesta quinta-feira, a Samsung promoveu uma apresentação online de sua linha de TVs 2020 (4K e 8K), focando em algumas tecnologias que estão sendo introduzidas (ou aprimoradas) agora. É uma boa coleção de termos técnicos para se juntar ao que já se conhece, e que não é pouco, nesse fascinante mundo audiovisual. Direto da Coreia, executivos da empresa detalharam o que significam essas inovações, que em breve estaremos analisando na prática. 

Um dos novos TVs é o modelo TU8000 da série Crystal, top de linha entre os que utilizam painel LCD, já avaliado na edição de julho da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que pode ser conferida aqui. Mas esse é um TV relativamente simples; seus destaques são a chamada “tela infinita”, em que as bordas virtualmente desaparecem ampliando o impacto visual; e os recursos de Inteligência Artificial usados na navegação e no uso dos assistentes de voz Alexa e Bixby (vejam aqui o vídeo que fizemos em nossa sala de testes).

As grandes novidades estão nos TVs QLED, como explicaram os técnicos coreanos. Aqui, algumas delas:

OTS+ (Object-Tracking Sound) – Em lugar de dois falantes embaixo e/ou um de cada lado da tela, os novos TVs Samsung QLED possuem 6 falantes embutidos na moldura e espalhados em vários pontos, além de outros dois no painel traseiro. A ideia é acompanhar os movimentos dos objetos nas cenas por toda a superfície da tela, partindo do pressuposto (correto) de que telas maiores exigem som mais expandido.

AVA (Active Voice Amplifier) – Imagine que você está assistindo a um filme e surge um ruído intermitente no ambiente, como o motor de um aspirador de pó (ilustrado na foto acima) ou a furadeira no vizinho. Nos novos TVs QLED, um sensor posicionado embaixo da tela detecta sons que durem mais de 3 segundos e acionam o processador para subir o áudio dos diálogos. 

MLSR e DLSRMachine Learning e Deep Learning Super Resolution: é assim que a Samsung se refere aos novos métodos de upscaling. São processos ainda mais refinados que nos TVs anteriores, que permitem elevar a resolução de qualquer imagem – inclusive as da internet captadas em HD – para 4K e 8K. Isso agora é feito pixel a pixel, usando complicadas equações matemáticas.

Rede Neural – É como se chama o complexo sistema de algoritmos usado para analisar cada quadro da imagem e corrigir suas imperfeições. Segundo os técnicos, esse sistema se baseia no funcionamento do cérebro humano, combinando análise de cores, luz e contornos com dados armazenados num banco de dados chamado “Formula Bank”. Essa técnica permite ajustar até mesmo a textura de detalhes como florestas, nuvens, flores e tons de pele.

Há outras inovações desse tipo chegando, sobre as quais falaremos em próximos posts. E vamos conferir tudo assim que estivermos testando essa nova geração de TVs.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

    • Olá Fabio, a previsão da Samsung era para Agosto, mas essa pandemia atrasou todos os planos. Não dá para ter certeza, mas eles garantem que sai este ano. Abs.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago