Na semana passada, a TCL – que recentemente adquiriu o controle de 80% do grupo Semp, consolidando a joint-venture Semp TCL – anunciou o início das vendas no Brasil de seus TVs mais avançados até agora. São os modelos QLED 4K C715 e 8K X915 (foto), além de mais um 4K (P715) com painel LED-LCD. Com esses lançamentos, a empresa procura se posicionar definitivamente no segmento premium do mercado, até porque vem crescendo de forma consistente em vendas – já assumiu o segundo lugar no país, considerando todas as categorias de TVs.

Como já explicamos tempos atrás (vejam aqui), a TCL tem planos ambiciosos para o Brasil,  independente das incertezas econômicas. O grupo chinês é forte na Ásia também em celulares, ar-condicionado e linha branca, e aos poucos vai explorando esses setores por aqui. Mas TVs são produtos que chamam mais atenção. E, como quase todos os fabricantes atualmente, a TCL nem fala mais em Full-HD: todos os novos lançamentos são 4K, categoria que já representa mais de 50% do mercado brasileiro.

Um diferencial de suas TVs QLED, em comparação com as da Samsung, é a soundbar Onkyo Dolby Atmos já acoplada ao painel. Em 2018, a empresa já tinha lançado uma QLED 4K de 85″ desse tipo (vejam o teste que fizemos na época), mas o custo alto assustou os usuários. Agora, além do preço mais acessível (R$ 5.679 à vista no modelo 4K de 65″), foi montado um amplo esquema promocional com a rede Fast Shop, que está expondo as novas TVs em 57 de suas lojas espalhadas pelo país. 

Além da soundbar, a TV TCL 8K traz outros dois recursos interessantes: hands-free, que dispensa o controle remoto, utilizando um microfone embutido frontal para comandos de voz a partir do sofá; e uma câmera pop-up retrátil, pensada para estes tempos de videoconferências, podendo ser usada com aplicativo da própria TV ou com smartphone de qualquer marca.

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