Categories: Uncategorized

Brasil já é o sexto em streaming

 

Não é por acaso que os principais serviços de streaming internacionais estão no Brasil – Disney+ chega em novembro, e fica faltando apenas Hulu, que é o terceiro preferido nos EUA. Nosso país, apesar de todas as seguidas crises, é o sexto maior do mundo em faturamento com os chamados SVoD (video sob demanda com assinatura), segundo o site Statista

Os EUA, claro, são os campeões com US$ 24 bilhões arrecadados este ano pelas plataformas de streaming, seguidos pela China (US$ 7,909 bi). Vêm na sequência Reino Unido (US$ 1.937); Japão (US$ 1.671), Alemanha (US$ 1.546) e Brasil (US$ 1.354). 

O site também mostra o crescimento mundial do streaming em número de usuários, revelando que de 2017 até agora o total passou de 711 para 882 milhões (aumento de 24%). Mas a previsão é chegar a 1,337 bilhão de assinantes até 2024, o que daria 51% de crescimento em quatro anos.

Já a consultoria americana Strategy Analytics (SA), especializada em estudos de mercado, divulgou dados sobre as vendas de dispositivos de streaming, incluindo smart TVs e consoles de videogame. Não há números absolutos, só o market-share de cada marca, cobrindo um total de 27 países. Samsung lidera com 14% dos aparelhos, vindo depois Sony (12%, somando TVs e PlayStation), LG (8%), as chinesas Hisense e TCL e a Amazon (5% cada). 

A empresa levantou também as preferências por tipo de plataforma. Por ser líder nas vendas de TVs, a Samsung lidera de novo com sua plataforma Tizen (11%) dos dispositivos utilizados. Vêm depois WebOS, da LG, e PlayStation (7% cada); Fire, da Amazon, e Roku (5%); Android TV e Xbox (4% cada).   

Interessante: está aumentando o acesso através de smart TVs, e isso não tem a ver somente com a pandemia. Segundo a SA, as plataformas de streaming via TV tendem a se tornar dominantes nos próximos anos. A explicação é que o número delas não para de crescer, enquanto as opções para streaming de video pelo celular, na maioria dos países, continuam sendo limitadas.  

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 minutos ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago