Categories: Uncategorized

Mais luz sobre o mercado de automação

Não é a toda hora que são divulgados dados concretos sobre o mercado de automação. Além de ser um setor ainda restrito (a maioria das empresas têm capital fechado e, portanto, não precisam divulgar seus números), o próprio conceito de automação é passível de diversas interpretações. Mesmo nos EUA, onde essa tecnologia foi lançada primeiro e se disseminou como em nenhum outro lugar, existem desde os grandes sistemas, com orçamentos que passam fácil a casa do milhão (de dólares), aos plug-and-play e aos DiY (“faça você mesmo”). Sempre é importante levar em conta essa diferenciação.

Mas agora surgem algumas luzes. O portal alemão Statista, que produz pesquisas sobre mais de 170 segmentos de mercado pelo mundo afora, divulgou em setembro a primeira pesquisa ampla sobre Smart Home, incluindo um ranking dos países onde essa tecnologia gera mais receitas. No relatório divulgado, cujas partes mais importantes foram traduzidas no Brasil pela Aureside, não ficam muito claras as metodologias utilizadas. De qualquer forma, é um ótimo ponto de partida para se analisar as tendências.

No ranking mundial da automação, o Brasil ocupa a 11colocação, devendo fechar o ano com US$ 1,16 bilhão em receitas e previsão de triplicar esse número até 2025; o total cobre vendas de equipamentos, acessórios e instalação dos sistemas. Os EUA, líderes da lista, somam mais de US$ 25 bilhões em faturamento. Para efeito de análise, os pesquisadores dividem o mercado de automação em 6 segmentos: Conforto e Iluminação, Entretenimento, Controle e Conectividade, Segurança, Eletrodomésticos Inteligentes e Gerenciamento de Energia. 

O relatório em português explica o que se enquadra em cada segmento, as divisões por faixa etária, gênero e nível de renda, e quanto cada um vem faturando desde 2017, com as projeções até 2025. Todo profissional da área deve ver o relatório, repleto de gráficos, e discutir com seus colegas as tendências ali apresentadas. O link é este

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Esses dados são importantes e nos informa a verdadeira dimensão do mercado de automação no Brasil. Sabemos que é um mercado em expansão mas agora temos números para provar.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago