Mas agora surgem algumas luzes. O portal alemão Statista, que produz pesquisas sobre mais de 170 segmentos de mercado pelo mundo afora, divulgou em setembro a primeira pesquisa ampla sobre Smart Home, incluindo um ranking dos países onde essa tecnologia gera mais receitas. No relatório divulgado, cujas partes mais importantes foram traduzidas no Brasil pela Aureside, não ficam muito claras as metodologias utilizadas. De qualquer forma, é um ótimo ponto de partida para se analisar as tendências.
No ranking mundial da automação, o Brasil ocupa a 11a colocação, devendo fechar o ano com US$ 1,16 bilhão em receitas e previsão de triplicar esse número até 2025; o total cobre vendas de equipamentos, acessórios e instalação dos sistemas. Os EUA, líderes da lista, somam mais de US$ 25 bilhões em faturamento. Para efeito de análise, os pesquisadores dividem o mercado de automação em 6 segmentos: Conforto e Iluminação, Entretenimento, Controle e Conectividade, Segurança, Eletrodomésticos Inteligentes e Gerenciamento de Energia.
O relatório em português explica o que se enquadra em cada segmento, as divisões por faixa etária, gênero e nível de renda, e quanto cada um vem faturando desde 2017, com as projeções até 2025. Todo profissional da área deve ver o relatório, repleto de gráficos, e discutir com seus colegas as tendências ali apresentadas. O link é este.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
Esses dados são importantes e nos informa a verdadeira dimensão do mercado de automação no Brasil. Sabemos que é um mercado em expansão mas agora temos números para provar.