Categories: Uncategorized

Europa também ataca piratas do vídeo

França, Alemanha, Itália, Holanda e até a tão organizada Suíça, além de outros 6 países, estão servindo de campo para grandes esquemas de pirataria com sinal de vídeo, via streaming. Esta semana, policiais conseguiram derrubar nada menos do que 5.500 servidores ilegais que espalhavam filmes, séries e até transmissões de TV ao vivo pelo continente, atingindo cerca de 50 milhões de usuários no continente, todos identificados. 

Como em outras regiões, o esquema se baseia na venda de caixinhas do tipo set-top, que na Itália são conhecidas como “pezzotti”. Foram agentes italianos que deram o alarme, apoiados pela Eurojust (Agência para Cooperação de Justiça Criminal da União Europeia), que despachou 700 investigadores para 11 países a fim de localizar os servidores e prender os responsáveis. Pelo menos um deles foi detido, na Itália, com faturamento estimado em 10,7 milhões de euros; agentes chegaram a invadir 100 domicílios onde funcionavam “revendas” de sinal pirata (um deles na foto acima).

Segundo a Agência, trata-se de grandes redes IPTV que conseguem em servidores das redes de televisão num país e dali distribuir o sinal para usuários em toda a Europa. O esquema também envolve data centers localizados fora do continente, que distribuem ilegalmente sinais de Netflix, Disney+, DAZN e outros serviços de streaming. 

Enfim, não parece nada diferente do que já foi descoberto aqui. O esquema é mesmo internacional. O site Olhar Digital fez um bom resumo da história aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago