No primeiro evento do ano relacionado à CES, quarta-feira passada, a Samsung apresentou a jornalistas brasileiros detalhes de sua estratégia para o ano. Detalhes que serão mostrados ao vivo a partir desta segunda 11, com a abertura oficial da CES Online. Não se trata apenas de novos produtos. A empresa decidiu focar também nas questões da sustentabilidade e da acessibilidade, o que pode ser conferido em diversos lançamentos e até nas embalagens.

 

 

Na sustentabilidade, o melhor exemplo é um novo controle remoto sem pilha, dotado de pequenos painéis para captação de energia solar. Outra versão utilizará pilhas recarregáveis que captam energia da própria luz interna dos ambientes. Esses controles também serão feitos de resina com maior quantidade de plástico reciclado.

Na acessibilidade, as inovações estão no uso mais amplo de comandos de voz; alto contraste dos menus, permitindo ampliar elementos da tela para facilitar a visualização; leitura de sinais com zoom; um app chamado See Colors, que facilita a identificação das cores para quem é daltônico; e um interessante recurso para o usuário mover as legendas na tela encontrando a posição mais favorável.

Há também novas diretrizes sobre a chamada “usabilidade” dos aparelhos. No caso de TVs, a Samsung deve ser a primeira empresa a adotar recursos que podem ser considerados consequências da pandemia, caso de uma câmera que se acopla ao TV para melhorar a qualidade de imagem nas interações sociais. Usando o app de chamadas Google Duo, o usuário pode fazer e receber ligações na tela de TV, participar de conferências, lives etc. Na mesma linha, as novas TVs Samsung terão integração com Microsoft Teams e Office 365, permitindo que usuário adepto do home office acesse, por exemplo, seu computador na empresa.

Alguns dos novos modelos de TV introduzem também novas formas de acesso a games, como a possibilidade de alterar o formato da tela (aspect ratio) entre 16:9, 21:9 e 32:9, com ícones grandes identificando detalhes do jogo e dos controles. E também está sendo ampliado o app Samsung TV Plus, um agregador de serviços de streaming que promete conteúdos gratuitos numa interface similar à das TVs por assinatura (na foto, a versão inglesa do app); a empresa garante que o app poderá ser baixado também em TVs lançados a partir de 2017.

1 thought on “Samsung: novas estratégias para 2021 e além

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *